CI

Mapa vai criar normas para certificação de propriedades livres de Scrapie

Adesão dos criadores será opcional e vai atender exigências de importadores. Consulta pública está aberta por 30 dias


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (09), no Diário Oficial da União, a portaria 79, que abre consulta pública por 30 dias à elaboração das normas para Certificação de Estabelecimento de Criação Livre de Scrapie (doença de origem nervosa, que afeta ovinos e caprinos).

A normatização visa atender aos criadores interessados em exportar esses animais, de acordo com informações da Divisão de Sanidade de Ruminantes do Mapa. O pleito foi apresentado em reuniões da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos. A norma foi elaborada em conjunto com grupo de trabalho do Mapa para tratar de doenças de ovinos e caprinos, contando com colaboradores do setor privado e de universidades.

Para que a propriedade obtenha o certificado de estabelecimento de criação livre de Scrapie deve cumprir, pelo período mínimo de sete anos, requisitos, como por exemplo: possuir supervisão técnica de médico veterinário; utilizar sistema de identificação individual permanente de caprinos e ovinos, aprovado pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), que permita a rastreabilidade dos animais desde o nascimento; dispor de procedimentos e de controle de biosseguridade, de forma a garantir que os caprinos e ovinos não entrem em contato direto ou indireto com animais de condição sanitária inferior.

A certificação será opcional, representando mais uma alternativa de inserção do produto brasileiro em novos mercados. A doença não é frequente no Brasil e a prevalência (número de casos) é baixa, pois o registro mais recente ocorreu em 2016, nos estados de Mato Grosso e no Rio de Janeiro. Atualmente, conforme os dados mais recentes do IBGE (2015), o rebanho ovino brasileiro soma 18.410.551 animais e, o caprino, 9.614.722 cabeças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.