CI

MT: governador diz que Macron fala "imbecilidade"

A fala do chefe do Executivo estadual é uma resposta à crítica da liderança francesa


Foto: Arquivo

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), foi mais uma autoridade a rebater as declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, que disse que a soja brasileira provinha de desmatamento.

Em uma coletiva de imprensa, Mendes, desafiou o país europeu a mostrar se tem ao menos o equivalente aos 10% dos ativos ambientais de Mato Grosso. O estado é o maior produtor de grãos do país e nesta safra dedica uma área de 10.2 milhões de hectares para a soja, cerca de 2,7% a mais do que na safra 19/20 e espera colher 35,4 milhões de toneladas da oleaginosa. ““A fala dele não tem a menor âncora na verdade e é uma fala irresponsável com aquilo que nós somos ambientalmente”, falou.

O chefe do Executivo disse que Macron fala de coisas que desconhece e chegou a falar que o presidente francês foi irresponsável. “Ele não conhece o Brasil, ele não conhece a Amazônia, ele fala de algo que não conhece. Ele está falando na verdade uma imbecilidade para um presidente que tem dever de defender a sua economia, seus produtores, que é grande concorrente do Brasil”, destacou.

Ainda sobre o comentário do presidente, o governador disse que a fala da liderança europeia pode render impactos negativos para a economia mato-grossense. Ao comentar sobre os riscos, o gestor disparou críticas aos produtores franceses. “Claro que sim, será muito bom para os produtores franceses porque aí poderão vender mais, porque são incompetentes, ineficientes, junto com seu Macron e fica falando aquilo que não é verdade”, disse.

“Eu desafio qualquer região do planeta a provar que produz mais alimentos e tenha 62% do território ainda preservado como há mil anos atrás. Mato Grosso tem isso e isso precisa ser respeitado pelo Macron e pelo mundo”, finalizou Mendes.

*Com informações do Só Notícias


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.