CI

MT: custo da produção de milho tem nova alta

O custo operacional valorizou 0,75% quando comparado ao fechamento da safra anterior


Foto: Marcel Oliveira

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, no boletim desta semana, a primeira perspectiva do custo de produção do milho de alta tecnologia referente à safra 2020/21 para Mato Grosso.

O custo operacional valorizou 0,75% quando comparado ao fechamento da safra anterior, ficando estimado em R$ 2.720,90/hectare. Com o aumento da projeção de área para a safra, verificou-se uma maior participação da cultura em algumas regiões, o que implicou um maior rateio dos custos entre as culturas milho e soja.

“Além disso, a valorização da moeda norte-americana impulsionou a alta de alguns insumos, principalmente os cotados em dólar. Com isso, para que o produtor mato-grossense consiga cobrir seu custo operacional é necessário que negocie o cereal a um preço médio de R$ 21,50/saca. De modo geral, o produtor tem conseguido garantir seu custo e, segundo informantes do Imea, negociações para a próxima safra já vêm ocorrendo no Estado, impulsionadas pelos preços atrativos do cereal”, acrescenta.

O tempo abriu em várias regiões de Mato Grosso e possibilitou a semeadura do milho avançar 16,45 pontos percentuais na semana, totalizando 79,61% da área projetada para o plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.