CI

MT: número de abates cresceu em abril

O volume de animais abatidos em abril totalizou 354,35 mil cabeças no Estado


Foto: Marcel Oliveira

Segundo dados divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA/MT), o volume de animais abatidos em abril totalizou 354,35 mil cabeças no Estado. O número representa uma alta de 2,31% ante o mês passado, enquanto no comparativo anual o acréscimo foi de 3,36%. No período foi abatido um total de 342,84 mil cabeças.

"O que corroborou para esse cenário foi o acréscimo de 5,43% no volume de machos
abatidos, que totalizou 194,20 mil cabeças em abril. Isso ocorreu devido à oferta de maiores lotes de animais engordados a pasto, visto que o período da seca se aproxima e tende a prejudicar a qualidade dos pastos", diz o relatório.

Por outro lado, o abate de fêmeas apresentou queda de -1,24% em relação a março e totalizou cerca de 160,15 mil cabeças no Estado. "Apesar disso, acredita-se que este cenário seja mais pontual, pois, quando a seca se intensificar, a engorda a pasto será dificultada e o mercado ficará à mercê das entregas dos lotes de confinamento", destaca o Indea.

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) no comparativo semanal, a arroba do boi gordo apresentou recuo de 0,93% e encerrou a semana cotada na média de R$ 296,15. Já a arroba da vaca gorda apresentou variação negativa de 1,11% e ficou em R$ 285,58. 

Já as exportações mapeadas pela Secex, mostram que Mato Grosso enviou cerca de 35,20 mil toneladas em Equivalente Carcaça (TEC) no mês de abril, volume 13,02% menor que o observado em março. Os países que influenciaram para esse cenário foram a China + Hong Kong e os que compõem o Oriente Médio, que no comparativo mensal apresentaram uma queda de -21,17% e - 17,31%, respectivamente. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.