CI

Mato-grossenses plantarão mais algodão e expectativa é de safra recorde

Produtores mato-grossenses devem aumentar em 18,1% a área plantada com algodão


Os produtores mato-grossenses devem aumentar em 18,1% a área plantada com algodão na safra 2018/19. Caso a previsão feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) se confirme, o Estado deve semear 937 mil hectares e bater um novo recorde na produção.

Segundo o Imea, a perspectiva de aumento se dá em decorrência da “valorização dos preços da pluma, que possibilitaram o adiantamento da venda de grandes volumes da fibra”. De acordo com o instituto, os mato-grossenses devem plantar 28,8 mil hectares, na primeira safra, enquanto que, na segunda safra, semearão 908,9 mil hectares.

“O aumento da área de segunda safra vem de encontro com a intenção cada vez maior do produtor mato-grossense em maximizar ao uso da área, aumentando as áreas de soja na primeira e investindo novas áreas de algodão na segunda safra”, diz o instituto.

De acordo com os analistas, as boas perspectivas vão de encontro com o adiantamento da semeadura da soja no Estado. “No entanto, as previsões ainda são limitadas, visto que, apesar de se esperar uma ampla janela de semeadura do algodão na segunda safra, o fator climático ainda se encontra em aberto e será determinante quanto à viabilização dos trabalhos de campo e do desenvolvimento das lavouras”.

Se a estimativa estiver correta, Mato Grosso deve produzir 3,9 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,6 milhão de toneladas de pluma de algodão, “o que representa um acréscimo de 16,9% e 17,1%, respectivamente, ante a safra 2017/18”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.