CI

Confira os pecuaristas vencedores da segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade

A segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 987 animais, dos quais 713 machos e 274 fêmeas


Foto: Marcel Oliveira

A segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade da Friboi no município de Pontes e Lacerda (MT), avaliou 987 animais, dos quais 713 machos e 274 fêmeas. Eles foram inscritos por dez pecuaristas de diversas regiões do estado. As informações são da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).

A avaliação das carcaças de machos mostrou que 68,6% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes e 85,1% com até quatro dentes incisivos permanentes. Quanto ao peso, 90% dos animais tinham mais de 18 arrobas e 51,3% apresentaram acabamento de gordura mediana.

Dentre os pecuaristas participantes, o Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Paulo Francisco Tripoloni, da Fazenda Galerinha (Vila Bela da Santíssima Trindade, MT). A Medalha de Prata ficou com Antônio Ramon do Amaral Neto, da Fazenda Três Irmãos (Pontes e Lacerda, MT). Já a Medalha de Bronze foi para Roberto Jonas de Macedo, da Fazenda Buriti (Vila Bela da Santíssima Trindade, MT).

Entre as fêmeas avaliadas na etapa, 73% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, 67,1% registraram mais de 14 arrobas de peso e 82,8% das carcaças tinham acabamento de gordura mediana.

O vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi Wilson Wesz, da Fazenda Nova Aurora (Nova Lacerda, MT) levando a Medalha de Ouro. A Prata ficou com Amauri Heitor de Mendonça, da Fazenda Katuete (Conquista D’Oeste, MT) e a Medalha de Bronze foi para Edinael Jorge Manfrin, da Fazenda Chora Menina (Nova Lacerda, MT).

“Me inscrevi no Circuito Nelore de Qualidade sem a pretensão de ganhar, mas fiquei imensamente feliz com o resultado. Mais do que o primeiro lugar, o que me deixa satisfeito é saber que nosso trabalho está sendo bem feito. São mais de três anos adubando as áreas de pastagens e investindo no melhoramento genético da raça Nelore. A partir de agora, vamos participar de mais etapas do Circuito”, destaca Wilson Wesz, pecuarista, que recebeu a Medalha de Ouro na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano: em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.