CI

Chuva não deve amenizar no Mato Grosso

Produtores não conseguem colher soja nem plantar o milho


Foto: Divulgação

Fevereiro terminou com mais que o dobro das chuvas esperadas e atingiu 600 milímetros, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Francisco de Assis. O grande volume está prejudicando os agricultores que estão com a colheita de soja atrasada (cerca de 60% das áreas foram colhidos) e, consequentemente, plantio da segunda safra de milho. Alguns já calculam prejuízos. 

VEJA: Milho está extremamente atrasado no Mato Grosso

VEJA: Chuva torna impossível colheita

“As chuvas têm ocorrido em Sorriso e Lucas do Rio Verde de uma maneira contínua, principalmente nesse mês. Choveu mais que o dobro da climatologia. Algo de 15, 50 a 600 milímetros bem a cima. A tendência é da persistência dessa chuva. Vai ter uma pausa entre quinta-feira e sábado, mas pouca coisa e ainda persiste de uma maneira mais fraca”, apontou o meteorologista. 

Assis emendou que, “a partir de sábado voltam novamente as chuvas de maneira significativa pegando Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop persistindo em mais dias. Promete de ter a primeira e segunda semana de março com boas condições de chuva para região de Lucas e Sorriso. Não é uma situação boa, os agricultores precisam colher e não está tendo trégua para isso acontecer”. 

Segundo a Somar Meteorologia os meses de março e abril devem ser marcados por chuva acima da média em alguns pontos, o que pode comprometer não só a finalização da colheita como também o plantio do algodão. Por outro lado em maio, período que pode ser crítico para o algodão levando em consideração que o plantio será feito mais tarde a chuva deve ficar abaixo da média.

* com informações do Só Notícias

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.