CI

MT: produtividade da soja deve ser de 57,81 sc/ha

A produção passa a ser esperada em 35,74 milhões de toneladas, quase 1,00% superior


Foto: Marcel Oliveira

Com o avanço da colheita no Mato Grosso em 52% da área, a produtividade foi ajustada. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea) a temporada 20/21 começou com uma seca e está finalizando sob muita chuva, trazendo prejuízos. 

Se por um lado, as áreas precoces ficaram, em parte, com potencial produtivo comprometido, por outro lado, as chuvas e a luminosidade desde dezembro permitiram às áreas mais tardias chegarem ao final do ciclo com bom ou ótimo potencial produtivo. Com isso a estimativa para a produtividade média da soja foi acrescida em 0,40 sc/ha, passando a ser agora de 57,81 sc/ha. 

Em relação à área, ficam mantidos os 10,30 milhões de hectares estimados até o momento. Já em relação à produção, a modificação na produtividade elevou em 0,70% a expectativa para o estado. Assim, a produção passa a ser esperada em 35,74 milhões de toneladas, quase 1,00% superior à temporada 19/20, que havia sido o recorde até então. 

O indicador Imea-MT acumulou alta de 2,31% na média semanal, cotado a R$ 152,46/SC. Os prêmios para a soja no porto de Santos-SP ficaram pressionados na última semana e registraram contração de 55,00%, cotado a US$ 0,12/bu na média.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.