CI

Mato Grosso exporta recorde de soja em 2018 após guerra comercial entre China e EUA

Foram enviadas 19,75 milhões de toneladas para o exterior


Mato Grosso encerrou 2018 registrando recorde nas exportações de soja. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) foram enviadas 19,75 milhões de toneladas para o exterior, crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior.

O Imea destacou dois fatores como principais para o resultado. O primeiro foi a produção recorde durante a safra 2017/18 (aproximadamente 32,5 milhões de toneladas). O segundo foi a alta demanda internacional, em especial, da China, que “aumentou o consumo da soja mato-grossense em decorrência dos impasses comerciais com os EUA, sendo responsável por 63,50% dos embarques do Estado”.

Já em 2019, o Imea projeta que Mato Grosso exporte 19,3 milhões de toneladas do grão. Porém, segundo os analistas, “tal volume ainda depende da confirmação dos rendimentos a campo da safra 18/19, além do comportamento da demanda no mercado externo”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.