CI

Produtor diz que perdeu 400 hectares por 2,4-D

Ação autoriza produção de prova antecipada contra grande sementeira


Foto: Pixabay

O produtor rural Alexandre Augustin, proprietário da Fazenda Santa Alice, localizada na região de Alto Garças (distante 361 km de Cuiabá - MT), questiona na justiça as perdas que teria tido em sua lavoura de algodão causadas pelo herbicida 2,4-D, possivelmente aplicado na propriedade vizinha, pertencente a Sementes Adriana.

Segundo ele o defensivo atingiu sua lavoura, por meio da ocorrência da fitotoxidade (reação tóxica que um herbicida provoca nas plantas e que prejudica o seu crescimento de forma drástica), comprometendo significativamente o desenvolvimento e crescimento da plantação, causando prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões.

Agora a Vara Única de Alto Garças, autorizou a realização de produção de prova pericial antecipada contra a sementeira. O pedido deferido pela juíza, Angela Maria Janczeski Góes, determina uma coleta de amostras de todas as culturas cultivadas na propriedade vizinha e que sejam periciadas. 

“Advirto que a coleta do material deverá ser realizada por oficial de justiça e assistente técnico indicado pelos autores e determino que seja realizada a medição das áreas de plantio afetadas na propriedade do autor, bem como coletado material afetado na propriedade”, diz trecho da decisão.

A propriedade de Augustin, de três mil hectares e estima-se que aproximadamente 400 hectares de sua plantação foi afetada. O produtor quer ser indenizado pelos danos.“No ano passado ocorreu o mesmo problema em outra área de propriedade próxima a minha propriedade. Na ocasião, foi comprovado que os danos causados pela aplicação de defensivos 2.4-D eram oriundos da fazenda vizinha, e que invadiram aquela propriedade, em decorrência do vento e horário que eram aplicados. E mesmo após registro de denúncia perante o INDEA, não foram tomadas as providências necessárias”, explica Augustin.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.