CI

MT: Cuiabá possui 48 comunidades e realizou mais de 110 capacitações em 2020

As propriedades estão distribuídas dentro de 48 comunidades rurais e assentamentos, que margeiam a capital


Foto: Divulgação

Cuiabá completa 302 anos de fundação nesta quinta-feira (08.03). Além de ser um polo urbano comum a uma capital de estado, a cidade também abarca 2.174 propriedades rurais. Somente em 2020, a zona rural do município demandou mais de 110 treinamentos, que capacitaram cerca de 700 pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Sindicato Rural de Cuiabá.

As propriedades estão distribuídas dentro de 48 comunidades rurais e assentamentos, que margeiam a capital mato-grossense. Dentre eles, está o Assentamento Conquista, na zona norte, onde 45 famílias estão colhendo os frutos do conhecimento. Elas vendem, entre si, produtos que aprenderam a fazer durante os treinamentos ministrados.

"Um morador só extraia o caldo da cana-de-açúcar e agora aprendeu a fazer rapadura e melaço. Uma senhora não come carne de porco por questões religiosas e hoje vende linguiças de peixe". As informações são da presidente do Assentamento, Simone de Sá.

Simone tem uma chácara e investe no cultivo da mandioca e do milho para consumo próprio e venda na comunidade. Grávida, ela deixa o trabalho mais pesado para a família, enquanto se concentra na cozinha. "Fiz um bocado de curso e hoje preparo conserva, molho de tomate, linguiça, bacon defumado. Minha mãe fez curso de Olericultura. A horta dela está tão bonita".

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, a agricultura familiar e a pecuária de corte são os carros-chefes do agronegócio na capital. E, segundo ele, ainda há muito a crescer. "A mão de obra é muito boa, os trabalhadores procuram por capacitação, e o Sindicato tem levado conhecimento aos produtores para que eles cresçam e se desenvolvam ainda mais".

Dados - A população da zona rural gira em torno de 12 mil pessoas, cerca de 2% da população de Cuiabá. Cada propriedade possui uma dimensão média de 25 hectares. As informações foram repassadas pelo supervisor da Regional Cuiabá do Senar-MT, Natalino Márcio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.