CI

Senar-MT apresenta contribuições para garantir saúde animal em Mato Grosso

Mato Grosso possui um rebanho de 31 milhões de cabeça de gado e apresentou o último caso da doença há 25 anos


Foto: Pixabay

Mais de 2.800 pessoas capacitadas para vacinar o rebanho contra a brucelose, elaboração de cartilhas e fornecimento de informações aos 93 sindicatos rurais do Estado. Essas foram algumas das contribuições do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) apresentadas durante a webinar "A importância da sanidade animal", nesta quarta-feira (14.10).

Realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá e parceiros, o evento contou com a presença do superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia. Segundo o gestor, o objetivo é reduzir a incidência da doença. "A vacina exige uma técnica para ser aplicada e o Senar-MT contribui para que seja feito da forma correta".

Além da brucelose, também foram apresentadas ações relacionadas a febre aftosa. Dentre elas está a realização do 2º Fórum Estadual de Vigilância Contra a Febre Aftosa, que acontece na próxima quinta-feira (22.10). O evento é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e será transmitido online das 08h30 às 12h.

Mato Grosso possui um rebanho de 31 milhões de cabeça de gado e apresentou o último caso da doença há 25 anos. O objetivo é debater o caminho para tornar o Estado livre sem vacinação. "Mesmo que não haja um consenso entre os produtores, quando iniciaram os estudos para suspender a vacinação foi definido um plano estratégico e é importante que todos conheçam as ações", afirmou Chico da Pauliceia.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, acredita que o produtor deva cumprir seu papel. "A suspensão da vacina é um trabalho de alinhamento que vem há muitos anos e é muito importante que façamos o nosso dever de casa como produtor".

Evento - A webinar fez parte do 1º Evento Agropecuário Online realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá, com apoio da Famato, Senar-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Hiper produções e Portal Agronews Brasil.

Também participaram o presidente do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Antônio Carlos Carvalho de Sousa; o representante do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Felipe Peixoto e o diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Daniel Monteiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.