CI

MT: algodão fora da janela ideal preocupa

A produtividade foi revisada para 282,70@/ha


Foto: Pixabay

O atraso na semeadura da safra de algodão 2020/21 no Mato Grosso preocupa produtores. Isso porque 68,29% das áreas ficaram fora da janela ideal de cultivo. A preocupação nestas vem aumentando com o passar dos dias, devido às previsões de chuvas menores em maio, mês em que muitos talhões ainda precisarão de boas precipitações para se desenvolverem.

Segundo estimativa do TempoCampo, o acumulado de chuva nos próximos 30 dias não irá ultrapassar 50 mm no estado, volume insuficiente para repor o déficit hídrico. Além disso, a umidade no solo poderá chegar a 20% apenas da capacidade em algumas regiões do Estado nas próximas duas semanas, no entanto, nas regiões sudeste, médio-norte e centro-sul esse índice não chegará a 11% do armazenamento, limitando o desenvolvimento nessas regiões. Contudo, apesar de as precipitações apontarem poucos volumes para o mês de maio, as lavouras até aqui apresentam condições dentro do esperado.

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a estimativa da nova safra da pluma. A produtividade foi revisada para 282,70@/ha, recuo de 0,97% em relação ao relatório passado. Por fim, a produção da safra 20/21 ficou estimada em 4,00 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,64 milhão de toneladas de pluma de algodão, o que representa uma diminuição de 24,05% ante a safra 2019/20, considerada a menor produção dos últimos dois anos.

Entre as regiões de Mato Grosso, as regiões médio-norte (-2,27%), sudeste (-0,63%) e centro-sul (-1,14%) foram as que tiveram maiores quedas nas produtividades neste levantamento, devido à perspectiva de baixa umidade nas regiões nas próximas semanas. A área de algodão no estado está consolidada em 942,37 mil de hectares, sendo 135,89 mil hectares destinados ao cultivo de algodão primeira safra, enquanto 806,48 mil hectares são de segunda safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.