CI

Confirmado caso de raiva bovina em Mato Grosso

Caso aconteceu em Sorriso, no Norte


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) confirmou um caso de raiva bovina em uma propriedade do assentamento Jonas Pinheiros, em Sorriso, Norte mato-grossense. O animal teve a suspeita confirmada após exame laboratorial e foi sacrificado. O proprietário foi notificado para realizar a vacinação no restante do rebanho em um prazo de 15 dias.

Também será feita fiscalização em um raio de 12 quilômetros de onde o animal estava, seguindo o protocolo em caso de raiva bovina. A região também terá acompanhamento da Vigilância Ambiental. Devem ser imunizadas 200 fazendas de bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos, além de cães e gatos que devem ser imunizados pela secretaria municipal de Saúde. A entidade já foi notificada para aplicar as doses.

No final do ano passado, houve registro de raiva bovina em Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Paranaíta. A raiva bovina não tem cura e o animal dura, em média, até três meses após a contaminação. Causa danos irreversíveis ao sistema nervoso central com isolamento, agressividade, salivação e dificuldade de andar. A doença é datada de mais de 2 mil anos atrás. Geralmente transmitida por morcegos hematófagos por meio da saliva infectada, mordedura ou lambida em feridas do animal.  A raiva também é transmitida para seres humanos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.