CI

Mais de 20 jovens concluem o programa Futuros Produtores e recebem certificado

Isso foi o que mais se ouviu ao longo do último módulo do programa Futuros Produtores, criado pela Famato e SENAR-MT

Integração e valorização da família. Isso foi o que mais se ouviu ao longo do último módulo do programa Futuros Produtores, criado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). A entrega dos certificados da turma 2018 aconteceu no fim da tarde da última sexta-feira (21.09) e deixou pais e filhos emocionados. O objetivo deste programa é direcionar esforços para manter filhos e netos de produtores nas atividades rurais das famílias. A ideia é despertar nos jovens a paixão pelo setor do agronegócio.

Para os participantes, o programa trouxe muito mais que conhecimento técnico. "Foi uma experiência fantástica. Visitamos fazendas e tivemos a oportunidade de ver, na prática como está sendo a chegada de novas tecnologias e essa mudança de cultura no setor do agropecuário", conta Thiesco Ayres Santos, de 24 anos, representante de Cuiabá (MT). Ele acrescenta ainda que quer levar tudo que viu e aprendeu para a propriedade da família. "Isso sem falar que passei a enxergar de forma diferente esta questão da sucessão dos negócios", revela

Camila Gonçalves, de 22 anos, de Mirassol do Oeste, acrescenta que o programa Futuros Produtores veio para agregar conhecimento à sua carreira de engenheira agrônoma. "Isso não só na parte de sucessão dos negócios da família, mas principalmente nesta questão de conhecimento e inovação tecnológica. Tive acesso a tantas tecnologias que fiquei muito animada para implantar algumas em nossa fazenda. Quero aumentar nossa produção e também nossa produtividade".

Assim como Thiesco e Camila, Maria Gabriela Borges Jacinto, de 20 anos destaca que o Futuro Produtores lhe trouxe além das informações do setor do agronegócio, o conhecimento de si mesma. "Os trabalhos que fizemos em grupo foram muito importantes para mim. Aprendi muito sobre mim mesma e estou levando conhecimento para incrementar as atividades em nossa propriedade".

Já para os pais, além da emoção de ver os filhos mais interessados nos negócios da família, ainda fizeram questão de falar sobre as transformações que puderam perceber nos jovens ao longo da participação no Futuros Produtores. Jakeline Gonçalves, mãe de Camila Gonçalves disse que tem quatro filhos e quer que todos façam o Futuros Produtores.

De Mirassol D?Oeste, ela conta que saíram de casa ainda de madrugada para prestigiar a filha. "Foi um momento muito importante não só para minha filha, mas como para todos os jovens que participam deste projeto". Ela diz ainda que o Futuros Produtores proporciona o amadurecimento dos jovens e faz com que eles se integrem aos negócios da família. "Eles demostraram uma evolução sensacional. E não fomos só nós que sentimos, mas eu ouvi isso de vários pais", complementa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.