CI

Exportações de milho de Mato Grosso representam 52% do total nacional

Ampliação se deve, principalmente, à produção do grão em maior escala


Foto: Eliza Maliszewski

O ministério de Indústria e Comércio divulgou os dados de exportação de milho referentes ao mês de setembro. Mato Grosso foi responsável por exportar 52,42% do total brasileiro embarcado para clientes em diversos países. “No entanto, o share do Estado vem caindo nos últimos meses, pautado pela grande procura no mercado interno. Assim, Mato Grosso escoou 15,16 milhões de toneladas, volume bem acima do observado em 2018 (9,82milhões de toneladas). A ampliação se deve, principalmente, à produção do grão em maior escala, seguida da demanda externa mais aquecida”, avalia o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

“Outro fato curioso é a mudança nas posições dos maiores importadores de milho até setembro: Vietnã, Egito e Irã. Dessa forma, é esperado um volume superior ao de 2018, visto que ainda restam três meses para o encerramento desse ano e 14,36% para alcançar a quantidade escoada no ano passado. A nível nacional, o volume acumulado no ano já alcança 28,91 milhões de toneladas, uma alta de 130,34% ante o acumulado janeiro a Setembro de 2018”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.