CI

Girassol é aposta de produtores no Pará

Cultivo do girassol na entressafra de grãos está ganhando adeptos no nordeste paraense


O cultivo do girassol na entressafra de grãos está ganhando adeptos no nordeste paraense. Em Paragominas, um dos pólos produtores de grãos do estado do Pará, agricultores estão apostando nessa cultura, que promove a diversificação da produção e a melhoria da qualidade do solo.

De acordo com o agrônomo Rafael Moyses Alves, pesquisador da Embrapa no Pará, a introdução do girassol na região de Paragominas iniciou há mais de 5 anos. Ele afirma que os benefícios do cultivo desse grão são inúmeros, tanto econômicos quanto ambientais. “O girassol é a safrinha do produtor, complementa a renda e traz maior proteção ao solo no período de dezembro a julho na região”, destaca.

A safrinha representa toda e qualquer produção que se faz na entressafra das culturas principais. O girassol, portanto, ocupa as áreas após a colheita da soja até o novo plantio anual. “É a nossa opção de safrinha, que produz óleo e ração animal”, complementa Bazílio Carloto, presidente da Coopernorte, cooperativa agroindustrial que reúne produtores de grãos da região de Paragominas.

Além do óleo, o girassol produz farelo, semente e silagem. “Como a planta tem um alto teor de proteína, a silagem, por exemplo, tem se mostrado bastante eficiente na alimentação do gado na entressafra do pasto”, diz o pesquisador Rafael Moyses Alves.

Resultados positivos atraem agricultores

Na área da Coopernorte, em Paragominas, a Embrapa está realizando experimentos com o cultivo do girassol rotacionado com outros grãos desde 2014. O principal resultado desse trabalho foi a recomendação da BRS 323, uma cultivar de girassol adaptada a diferentes condições climáticas, e entre elas, as do estado do Pará.

Rafael Moysés afirma que essa variedade associa produtividade com precocidade, ou seja, “além de mais produtiva, ela inicia o período do florescimento, na nossa região, antes dos 50 dias, o que é uma vantagem frente às outras regiões quando período varia de 50 a 60 dias”. Essa precocidade é mais uma vantagem para o cultivo desse grão na entressafra.

“Como o girassol é uma cultura que tolera um pouco mais de seca, ela se beneficia do que chamamos de janela de clima, no final do período chuvoso”, ressalta o especialista. Ele explica ainda que a rotação da soja e do milho com o cultivo do girassol “quebra” ciclos de pragas, ou seja, impede que as pragas que atacam as culturas principais permaneçam entre uma safra e outra.  

Para Bazilio Carloto, presidente da Coopernorte, os trabalhos da Embrapa na área da cooperativa são fundamentais para gerar informações seguras ao agricultor. “A pesquisa vai na frente e o agricultor atrás. Eu mesmo já tive perdas com experimentos que faço em minha área e a validação da Embrapa é algo necessário ao produtor”.

A cooperativa tem 56 cooperados e três anos de atividade no pólo de grãos de Paragominas, que abrange sete municípios da região Nordeste Paraense. Na última safra, de acordo com Carloto, passaram dois milhões e cem mil sacas de grãos pelos sete armazéns da cooperativa. "Nosso objetivo é verticalizar a produção cada vez mais”, finaliza o agricultor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.