CI

Fórum discute a retirada da vacina contra a aftosa no Pará

O terceiro Fórum Estadual do PNEFA foi realizado na sexta (6), no Edifício Palácio da Agricultura em Belém


Foto: Marcel Oliveira

O terceiro Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) foi realizado na sexta (6), no Edifício Palácio da Agricultura, sede do Sistema Faepa/Senar, em Belém. O Fórum é uma ação idealizada para estimular a participação da sociedade na execução do Plano Estratégico. O evento foi organizado pela equipe gestora estadual do plano (EGE-PA) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) e transmitido pela internet, por meio do canal da Faepa, no Youtube.

Durante a abertura estiveram presentes o presidente da Faepa, Dr. Carlos Xavier,  o Diretor Geral do MAPA, Dr. Geraldo Moraes, representando o  superintendente do MAPA/PA, Dr. Milton Leite, o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Dr. Hugo Suenaga, o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará, Dra. Nazaré Fonseca, a Gerente de Defesa Animal da Adepará, Melanie Castro, a diretora técnica do Fundepec, Rosirayna Remor e o presidente da ACP, Clóvis Carneiro.

A programação online incluiu apresentações sobre o Plano Estratégico do PNEFA, por Diego Viali; A importância da vigilância ativa e passiva na detecção precoce de enfermidades de notificação obrigatória, por Roberto Bueno; A importância da notificação de doenças ao SVO, por Daniela Lacerda; As estratégias de controle do PNCEBT em diferentes regiões do Brasil, por Janice Barddal e Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássico, por Guilherme Takeda.  Presidentes de Sindicatos, coordenadores de Núcleos Regionais, diretores e produtores rurais acompanharam a transmissão virtual.

O Pará tem cadastrado 22.371.788 milhões de cabeças de gado, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como ‘Estado livre da febre aftosa com vacinação’, desde 2018.

Os esclarecimentos sobre o Plano Estratégico do PNEFA, que objetiva a suspensão da vacina contra a febre aftosa no Brasil e a garantia do status de “área livre da doença sem vacinação” estão disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=g2WsxRTcQac

O processo de suspensão da vacina ocorrerá de maneira progressiva, com ações adotadas a nível nacional, estadual e municipal. A elaboração da retirada da vacina foi baseada em estudos científicos, na disseminação do vírus e nos benefícios econômicos para o país. O status de área “livre da febre aftosa sem vacinação” pode proporcionar vantagens de exportação até mesmo em setores não relacionados à pecuária, visto que os mercados internacionais impõem rígidas barreiras sanitárias para a compra de produtos.

O Fórum foi organizado pela equipe gestora Estadual do Plano (EGE-PA) e conta com o apoio da Superintendência Federal da Agricultura no Pará (SFA-PA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.