CI

Senar Pará realizou palestras motivacionais sobre Chocolate

Senar Pará realizou reuniões motivacionais com produtores rurais que serão alunos da Escola Indústria de Chocolate do Senar


Foto: Pixabay

Nos dias 13 e 14 de janeiro, o Senar Pará realizou, em Medicilândia e Altamira, respectivamente, duas reuniões motivacionais com produtores rurais que serão alunos da Escola Indústria de Chocolate do Senar, nos municípios. O coordenador Luciano Murakami foi o responsável pelas dinâmicas.

O projeto,  desenvolvido em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), tem como objetivo viabilizar a verticalização da produção de cacau no estado do Pará, atualmente o maior produtor mundial da amêndoa, através da geração de conhecimento, agregando valor ao cultivo do fruto e incentivando o produtor rural a investir na produção de chocolate.

Dentro dessa proposta, na Escola Indústria serão promovidas palestras técnicas sobre o manejo do cacau ao chocolate, quando os participantes terão a oportunidade de acompanhar aulas práticas e vivenciar o contato com o maquinário para o aprendizado da produção de chocolate.

“Trata-se de um projeto inovador, sendo o primeiro do Senar a nível nacional, que tem como objetivo incentivar o produtor rural a ter acesso ao conhecimento produzir com  tecnologia, gerar emprego, renda e desenvolvimento para o agronegócio. É um projeto que movimenta toda uma cadeia”, conta o superintendente do Senar, Walter Cardoso.

Para a  representante do Sistema Faepa/Senar, Maria Goretti Gomes, presente nas reuniões, a iniciativa não somente aproxima os alunos do conhecimento, mas como também dá aos produtores rurais a chance de empreender produzindo chocolates artesanais em fabricação bean to bar (da amêndoa à barra). “Além dos mais, os alunos da Escola Indústria poderão ter acesso ao crédito especial para aquisição de equipamentos necessários para a fabricação de chocolate”, revela. Goretti elogiou bastante os encontros. “Foi incrível e muito produtivo participar desses dois momentos, que contaram com a participação de diversos gestores de instituições e parceiros do agro nos dois municípios”, destacou.

Medicilândia

A reunião motivacional de Medicilândia ocorreu na Câmara Municipal e foi conduzida pelo seu presidente Jari Ednei Teixeira. O evento contou com a participação da vice-prefeita do município, Maria da Penha Teixeira, da vereadora Elaine Wagner, da secretária Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Suelen Felizardo, do secretário Municipal de Agricultura, Alonso Torres, do coordenador do Núcleo Transamazônica, Silvério Fernandes, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Medicilândia, Ivan Dantas, do assessor técnico Sindical, Ivan Cabral, do representante do Ideflor-Bio, Israel Alves, dos servidores da Ceplac, Carlos Alberto e João Alberto, do coordenador da Emater em Medicilândia, Sidevaldo Santana, do gerente local do Banpará, além de produtores e empreendedores locais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.