CI

Publicação apresenta práticas de correção e adubação de solos para o estado do Pará

O lançamento será no dia 22/09, às 16h (horário de Brasília), no canal da Embrapa no YouTube


Foto: Pixabay

Com tecnologia e informação, o agricultor paraense pode produzir cada vez mais em menores áreas e com sustentabilidade ambiental. E para apoiar o segmento agropecuário e florestal do estado, a Embrapa Amazônia Oriental lança no dia 22/09, a segunda edição da obra “Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará”, em um evento virtual no canal da instituição no youtube.

A publicação traz as mais atuais técnicas de correção, fertilização e manejo de solos, indica recomendações de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes para 67 cultivos agropecuários e florestais de interesse econômico para o estado do Pará, com mapas de tipos de solos e gráficos. Além disso, aborda novas técnicas, envolvendo aspectos relacionados ao uso de gesso na agricultura, hidroponia, fertirrigação e legislação de fertilizantes e corretivos.

Trata-se de uma obra de referência para o segmento agropecuário e florestal do Pará e da Amazônia, editada pelos especialistas Edilson Brasil, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Ismael Viegas, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, e Manoel Cravo (in memorian), pesquisador aposentado da Embrapa Amazônia Oriental. O apoio para a impressão do livro é do Banco da Amazônia.

Melhorar a qualidade dos solos paraenses

O Pará tem 260 mil km² de áreas alteradas mapeadas pela Embrapa, e delas quase 40% são aptas para a agricultura e 32% para a pecuária. O estado se destaca na produção de mandioca, pimenta-do-reino, açaí, soja, além de pastos para criação de bovinos e bubalinos e produção florestal.

O agrônomo Edilson Brasil explica que as práticas de manejo do solo para a produção de frutas, mandioca, grãos e pasto o são fundamentais para elevar a produtividade das lavouras e pastos. “Cerca de 80% dos solos paraenses têm baixa fertilidade e alta acidez. Então para produzir e extrair o melhor rendimento de uma cultura agrícola, o produtor precisa de informações mínimas para recompor a fertilidade do solo”, acrescenta.

Lançamento virtual

Para marcar o lançamento da obra, escrita em parceria com 17 instituições de pesquisa, ensino, extensão rural e iniciativa privada, os editores técnicos promovem um debate com autores, produtores e empresários do segmento agropecuário do estado. O debate vai acontecer no canal da Embrapa no youtube (www.youtube.br/embrapa), às 16h do dia 22/09.

A publicação física será comercializada na livraria virtual da Embrapa, e a versão em PDF estará disponível para download gratuitamente no site da instituição a partir da data de lançamento. 

SERVIÇO

Lançamento do livro Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará

Data: 22/09

Hora: 16h

Local: www.youtube.br/embrapa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.