CI

Cooperativa dá exemplo de superação

Camta trabalha com a produção e exportação de cacau, pimenta-do-reino e polpas de frutas nativas e exóticas


Foto: Izabel Drulla Brandão

A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), parceira da Embrapa Amazônia Oriental, trabalha com a produção e exportação de cacau, pimenta-do-reino e polpas de frutas nativas e exóticas. Reúne mais de dois mil produtores na região de Tomé-Açu, Nordeste Paraense, sejam eles vinculados diretamente à cooperativa ou fornecedores de matéria-prima.

O Alberto Opata, presidente da Camta, diz que com a pandemia, as visitas presenciais à sede da cooperativa, em Tomé-Açu, foram suspensas e as atividades foram reduzidas. Ma sa união dos agricultores e a força da cooperativa são importantes para permanecer produzindo e abastecer o mercado estadual.

Os frutos e a pimenta-do-reino que chegam à Camta são produzidos nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), que são característicos da agricultura familiar da região Nordeste do Pará. Os SAFs envolvem o plantio de espécies arbóreas e frutíferas na mesma área, gerando alimento e promovendo restauração florestal.

A Embrapa Amazônia Oriental estuda os SAFs a partir de diferentes aspectos: econômicos, sociais e ambientais. Esses sistemas diversificam a produção agrícola, geram benefícios aos produtores e serviços ambientais a toda a sociedade. Asistia o vídeo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.