CI

Vídeo mostra como adubar e irrigar sistemas agroflorestais

Embrapa disponibiliza vídeo com o passo-a-passo para o manejo (adubação, poda e irrigação) dos sistemas agroflorestais


Foto: Marcel Oliveira

Na época de estiagem, conhecida como o verão amazônico, um dos principais desafios dos agricultores familiares do Sudeste Paraense é a irrigação dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), implantados para a restauração produtiva das áreas de Reserva Legal em assentamentos da região. Com a suspensão das atividades de campo em função da pandemia de coronavírus, a Embrapa disponibiliza vídeo com o passo-a-passo para o manejo (adubação, poda e irrigação) dos sistemas agroflorestais.

A ação é resultado do Projeto Inovaflora, coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental, e financiado pelo Fundo Amazônia, cujo objetivo é levar informações e tecnologias para melhorar a condição produtiva, social e legal de agricultores familiares da Amazônia. 

No lote do agricultor Antônio Maurício Batista, do projeto de assentamento Mamuí, localizado em Itupiranga, o SAF é composto de banana, açaí e cacau. Ele afirma que os resultados já são visíveis e promissores, mas alerta para a necessidade de um sistema de irrigação, especialmente agora no período da estiagem.

O agrônomo Enilson Solano Albuquerque, analista de transferência de tecnologia da Embrapa, mostra em vídeo como deve ser o manejo da área do Maurício e de outros agricultores da região que implantaram os SAFs para a restauração produtiva das áreas degradadas. Acesse aqui!

O projeto

O projeto Inovaflora tem como objetivo contribuir para a melhoria da condição socioprodutiva de agricultores familiares da Amazônia e para a adequação da propriedade rural à legislação ambiental quanto à restauração de áreas alteradas (Reserva Legal, áreas de Preservação Permanente e áreas de Uso Restrito), conforme previsão no Código Florestal Brasileiro.

Por meio da troca de experiências, informações, tecnologias e da construção coletiva do conhecimento, o trabalho busca implantar sistemas de recomposição com base na diversidade de espécies florestais nativas, frutíferas, e outros cultivos agroalimentares já utilizados ou de interesse das comunidades.

As ações estão localizadas em comunidades familiares em municípios dos territórios da cidadania nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

O Inovaflora compõe o Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.