CI

Evento comemora a pesquisa florestal na Embrapa

Apresentação do software BOManejo reuniu, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, na tarde de terça-feira (05)


A apresentação do software BOManejo reuniu, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, na tarde de terça-feira (05), profissionais do setor madeireiro, professores de universidades e pesquisadores da área florestal. O evento comemorou os 40 anos da pesquisa florestal na Embrapa e prestou homenagem ao pesquisador aposentado Antônio Paulo Mendes Galvão, que coordenou a implantação do programa de pesquisa da Empresa em todo o Brasil. A data marcou também o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho.

De acordo com José Francisco Pereira, pesquisador da Embrapa Amapá e desenvolvedor do sistema, o software auxilia o manejador desde a elaboração dos planos operacionais anuais (POA) até o controle da extração, produção e transporte da madeira. “A experiência com uso do sistema mostra que a atividade de planejamento da colheita fica muito mais rápida, pois a ferramenta faz os cálculos de corte. O que antes levávamos uma noite inteira fazendo, o sistema faz em duas horas. E também mais flexível, pois permite mudanças nas análises de acordo com as mudanças de parâmetros”, afirma o engenheiro florestal Josué Evandro Ferreira, técnico da empresa Cikel Brasil Verde, que atuou na validação do software. A ferramenta já foi utilizada em 30 mil hectares de florestas no estado do Pará.

O sofwtare BOManejo é gratuito e está disponível para download neste link.

Os chefes-gerais de duas Unidades da Embrapa, Nagib Melém Júnior (Embrapa Amapá) e Adriano Venturieri (Embrapa Amazônia Oriental), ressaltaram a importância do software BOManejo, que é fruto da união entre pesquisa pública e iniciativa privada. “A ferramenta qualifica e agiliza o manejo florestal em toda a Amazônia”, disse Nagib Melém. “O software pode levar o manejo florestal na região a um estágio mais avançado de maturidade, equilibrando o uso e a conservação da floresta”, disse Venturieri.

Reconhecimento e gratidão

O evento marcou os 40 anos da pesquisa florestal na Embrapa, com a homenagem a Antônio Paulo Mendes Galvão, pesquisador aposentado, que implementou e coordenou o Programa Nacional de Pesquisa Florestal na Embrapa. Ele recebeu uma placa de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados à pesquisa florestal e à formação de pesquisadores dentro e fora da instituição das mãos do também pesquisador aposentado da Embrapa, José Natalino Silva.

Para marcar essa data, representantes da pesquisa, poder público, empresas e das comunidades debateram sobre a importância e os desafios do manejo florestal sustentável na Amazônia. O debate contou com a participação de Milton Kanashiro, coordenador do Projeto Bom Manejo – fase 2; Cristina Galvão Alves, do Serviço Florestal Brasileiro; Cassio Rodrigues, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade;  Josué Evandro Ferreira, técnico da empresa Cikel Brasil Verde; e Maria Margarida Silva, líder comunitária da Reserva Extrativista Verde Para Sempre. “O manejo florestal sustentável é possível com o apoio e a união da rede de instituições da Amazônia”, destacou Kanashiro,

Tecnologia para o manejo

O software é resultado da primeira fase do projeto Bom Manejo, desenvolvido pela Embrapa e financiado pelo ITTO (Organização Internacional de Madeira Tropical), cujo objetivo é aplicar boas práticas de utilização e conservação das florestas. Para isso, o projeto em sua primeira fase desenvolveu ferramentas computacionais que auxiliam técnicos e produtores no planejamento do manejo e monitoramento da floresta.

O Bom Manejo é executado pela Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Amapá e conta com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Instituto Florestal Tropical (IFT), Serviço Florestal Brasileiro e Fidesa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.