CI

Curso de cultivo de açaizeiros em terra firme no Amapá

Capacitação reunirá técnicos e produtores, de 20 a 22 de agosto, na Embrapa


A capacitação reunirá técnicos e produtores, de 20 a 22 de agosto, na Embrapa.

A Embrapa disponibiliza tecnologia para o cultivo de açaizeiros em terra firme, inclusive para áreas do cerrado amapaense. Um investimento que requer conhecimento tecnológico e técnicas de irrigação, melhoramento genético, adubação e tratos culturais. Para atender a demanda crescente de interessados, realiza no período de 20 a 22 de agosto, um curso sobre cultivo de açaizeiros em terra firme do Amapá. A capacitação será realizada no auditório da Embrapa, em Macapá (AP), dirigida a técnicos de extensão rural, estudantes e produtores convidados. É promovida pela Embrapa, por meio do Fundo Amazônia, e parcerias do Banco da Amazônia, do Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural (Rurap), Sebrae Amapá e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).  

De acordo com a programação, na manhã da terça-feira, 20/8, o tema características climáticas será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti; em seguida o pesquisador (aposentado) Manoel da Silva Cravo, da Embrapa Amazônia Oriental (Pará) vai falar sobre manejo de solos para cultivo de culturas perenes (ênfase no açaizeiro). Na tarde de terça-feira, o tema recomendação de adubação e calagem para frutíferas será apresentado por Manoel Cravo. O curso terá continuidade na manhã de quarta-feira, 21/8, com o tema melhoramento genético e cultivo de açaizeiros, de responsabilidade do pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Pará), João Tomé de Farias Neto; e à tarde sistemas de irrigação de açaizeiro serão explicados por Antônio Sérgio Coutinho Vicente e Sérgio Erich Imbiriba Vicente, da Amazônia Irrigação. Na quinta-feira, 22/8, último dia do curso, os participantes contarão pela manhã com o módulo sobre fertirrigação, apresentado pelo professor da Universidade Federal do Acre, Leonardo de Paula de Souza; e à tarde o tema cultivo de bananeira para formação de açaizais será apresentado pelo analista da Embrapa Amapá, Jackson de Araújo dos Santos; em seguida o pesquisador Silas Mochiutti vai apresentar dados de estudos sobre cultivo de terra firme no Amapá.

Esta capacitação faz parte de uma ação de transferência de tecnologias voltadas para o açaí de terra firme, que inclui também um Dia de Campo para apresentar a Unidade de Referência Tecnológica (URT) de cultivo de açaí irrigado em terra firme. O Dia de Campo será realizado na manhã da sexta-feira, 23/8, no Campo Experimental do Cerrado, localizado no km 45 da BR-156. O plantio no campo experimental da Embrapa foi instalado em 2015, a fim de recomendar níveis de adubação, densidade e espaçamento específicos para açaizeiro em solos de cerrado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.