CI

PA: Sedap comemora dia nacional da Agricultura com Feira do Produtor Rural

Direto do campo para a mesa

Foto: Divulgação

Direto do campo para a mesa. Essa é a proposta da Feira Livre do Produtor Rural, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em alusão ao Dia Nacional da Agricultura – 17 de Outubro. Neste sábado (17), os produtos cultivados sem produtos químicos, como agrotóxicos, foram comercializados no bairro do Umarizal, em Belém. Na manhã deste domingo (18), das 8 às 13 h, haverá outra edição da Feira Livre, no mesmo local.

A população adquiriu frutas, hortaliças, pescado, frango caipira e plantas medicinais e ornamentais. O titular da Sedap, Hugo Suenaga, esteve na Feira e disse que o frango foi um dos itens mais procurados. Por volta de 11 h, informou o secretário, o produto já havia acabado.

Hugo Suenaga ressaltou que a Sedap, por meio da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), vem realizando semanalmente as feiras do produtor rural com a participação de órgãos parceiros, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sistema OCB/Pará (Organização das Cooperativas do Brasil).

Desempenho - O secretário parabenizou a todos os agricultores que participam da Feira Livre e aos demais que, segundo ele, trabalham pelo crescimento do Pará. “A agricultura é uma das atividades mais antigas da nossa humanidade, retirando dos campos alimentos essenciais para a subsistência e manutenção da economia mundial. Não poderia deixar de agradecer aos agricultores pela grande importância que têm no crescimento do Estado”, declarou.               

Ele lembrou que o Pará está entre os cinco maiores produtores agrícolas em variação absoluta no Brasil. Um desempenho ligado diretamente aos incentivos do governo do Estado, frisou o secretário, ressaltando que a Sedap está coordenando o plano estratégico para o desenvolvimento das seguintes cadeias agrícolas, importantes para a economia: açaí, dendê, mandioca, cacau e grãos, além da pecuária e da aquicultura. “A expectativa com esse plano é que tenhamos um aumento de 25% de áreas plantadas e de 26% de área colhida”, adiantou Hugo Suenaga.

A Feira Livre do Produtor Rural funcionará no domingo das 8 às 13 h, na Travessa Almirante Wandenkolk, 690, entre as ruas Domingos Marreiros e Boaventura da Silva (no estacionamento).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.