CI

Iniciativa busca fortalecer queijo caprino

A iniciativa integra as ações do AgroNordeste, na Paraíba e no Ceará


Foto: Arquivo

O Ministério da Agricultura irá implantar, em parceria com outras entidades, um novo projeto voltado para a estruturação das cadeias produtivas artesanais do queijo caprino e do queijo coalho nos Territórios do Cariri, na Paraíba, e do Vale de Jaguaribe, no Ceará. 

Chamado de “Roteiro do Queijo Artesanal – Paraíba e Ceará”, a iniciativa busca valorizar o potencial e a diversidade local, retomando a tradicional produção de queijos artesanais de cabra e coalho na região, com foco em renda para pequenos e médios agricultores.

O roteiro terá sete etapas. Primeiro será mapeada a produção através de um questionário que deve avaliar os tipos de produção, manejos do rebanho e comercialização de produtos. Depois outra pesquisa irá avaliar a valorização do potencial regional por meio da gastronomia. Na terceira etapa a meta é estruturar a cadeia produtiva de queijos focada em boas práticas, para adequação ao Selo Arte e desenvolver um aplicativo para promoção das cadeias curtas de comercialização dos roteiros. A ideia é elaborar uma única marca, coletiva, junto com cursos de qualificação e troca de experiências.

Os recursos previstos para a implantação do projeto totalizam R$ 1 milhão. A iniciativa poderá, posteriormente, ser ampliada para outras regiões do país. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.