CI

Federação oferece serviço de certificação digital para produtores rurais

Certificação digital é o mais novo serviço prestado pela Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, resultado da parceria com a empresa Certmais


A certificação digital é o mais novo serviço prestado pela Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, resultado da parceria com a empresa Certmais. O documento digital personifica o cidadão na internet e garante validade jurídica às ações realizadas com o seu uso. Com o intuito de auxiliar a vida do produtor rural, a Autoridade Certificadora (AC) da Faepa conta com descontos para os produtores, instrutores do Sistema e pessoas ligadas ao setor agropecuário. 

“A Federação está sempre buscando melhores formas de atender o produtor rural e a certificação foi a nova maneira de mostra serviço à classe. Nosso sistema é seguro e necessário no meio da era digital”, comenta o diretor financeiro da Faepa, Carlos Alberto Patrício.

O certificado digital funciona como uma assinatura presencial, uma identidade virtual que possibilita a identificação segura e inegável de seu responsável na internet. O documento eletrônico será fornecido e assinado pela Faepa, que possui um par de chaves criptográficas para que as informações de seus clientes permaneçam invioladas.

Com o documento digital é possível realizar procedimentos virtualmente, sem a necessidade de presença na sede de órgãos governamentais e de empresas ou imprimir documentos. De acordo com o contador Gustavo Nóbrega, é uma forma de desburocratizar as transações e eliminar tempo perdido.

“Hoje em dia, a maioria dos serviços que precisamos fazer envolvem a certificação digital, não importa se você é pessoa física ou jurídica. Ela é necessária para aplicações no comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais, operações bancárias virtuais, iniciativas de governo eletrônico. Um contador faz transações virtuais, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demandam identificação clara da pessoa que a está realizando, então essa documentação facilita os processos para todos”, explica Gustavo.

O presidente do Sindicato Rural de São José de Caiana, Júnior Guimarães, fez o segundo certificado digital da sua organização na Faepa. Para ele, a facilidade em lidar com a papelada foi uma surpresa.

“Quando eu fiz pela primeira vez há três anos atrás, era uma exigência da minha contadora, mas agora vejo que o maior beneficiário fui eu. Com o certificado, meu contador realiza todas as ações que envolvem o sindicato sem ficar me mandando documentos por e-mail para serem impressos, assinados e digitalizados. Facilitou muito a minha vida”, comenta Júnior.

Para fazer seu certificado de pessoa física, procure a Sede da Faepa/SENAR-PB e leve CPF, RG ou CNH e um comprovante de residência emitido há no máximo 3 meses. Esses mesmo documentos serão necessários para o certificado de pessoa jurídica além do documento de constituição da empresa, eventuais alterações contratuais, documentos de eleição da diretoria vigente e o cartão do CNPJ impresso um dia antes da validação presencial. Para saber mais , entre em contato com a Federação 3048-6050.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.