CI

PB: Senar realiza Encontro Virtual de tutores e instrutores

O Senar realizou nesta quarta-feira (23) o 1º Encontro Virtual de Tutores e Instrutores da instituição


Foto: Pixabay

O Senar realizou nesta quarta-feira (23) o 1º Encontro Virtual de Tutores e Instrutores da instituição. O evento é realizado regularmente para alinhamentos e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais, mas está sendo realizado de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus.

“A tecnologia vai ser uma realidade cada vez mais próxima daqui para frente e esse encontro vai servir para mostrar como as nossas práticas poderão ser feitas daqui em diante. O produtor também está se adequando a isso e para desenvolver cada vez mais o agro, nós precisamos de vocês: tutores e instrutores”, afirmou o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, durante a abertura do encontro.

Ao todo, cerca de 50 tutores e instrutores do Senar participaram da atividade, que contou com os seguintes temas na sua programação: 1) Capacitação para aulas online e 2) Aproximando teoria e prática nas aulas remotas. A iniciativa foi organizada pelos departamentos de Educação Formal e de Educação Profissional do Senar.

“Durante a pandemia, nós conseguimos dar mais esse salto no Senar, inovando na realização das nossas atividades. O Senar não parou! Isso se deve ao comprometimento da nossa equipe e dos tutores e instrutores. E a tecnologia é fundamental no sentido de permitir que estejamos juntos, debatendo a melhoria do trabalho da instituição”, defendeu o superintendente do Senar, Sérgio Martins, que também participou da abertura do evento.

A tecnologia, inclusive, foi o fator que viabilizou a participação da palestrante responsável pelo primeiro tema do evento. Patrício Rodrigues é do Mato Grosso do Sul, de onde falou para os participantes sobre dicas para gravação de vídeo-aulas, como tornar esse momento mais atrativo para os alunos, entre outras práticas.

“Ferramentas simples, como o celular, podem nos ajudar a construir conteúdos valiosos. Contudo, é preciso planejar, roteirizar a aula, fazer uma pré-produção, além de sempre atrair atenção do aluno para os conteúdos disponíveis nas plataformas. EaD não é apenas live ou vídeo-aula", explicou a professora durante.

Dicas que chamaram atenção dos participantes, a exemplo do instrutor e tutor, Oliveiros de Olvieira Freire. “A professora é muito didática trazendo os novas luzes para nós”, observou um dos participantes, resumiu.

Na sequência, as equipes dos departamentos trabalharam a questão de como incluir aspectos práticos nas aulas remotas. "Uma vez que a missão do Senar é aprender a fazer fazendo, trouxemos isso para os encontros remotos. Acredito que teremos um semestre muito produtivo. Ao longo do processo, vamos aperfeiçoando o trabalho, com objetivo de levar o melhor para os nosso alunos", afirmou Poliana Queiroz, Gerente do Departamento de Educação Formal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.