CI

Laboratório fará orientação nutricional de caprinos e ovinos

Estrutura será instalada na região do Cariri Paraibano, na cidade de Sumé


Foto: Pixabay

A região do Cariri Paraibano contará com um laboratório para análise e orientação nutricional de rebanhos de caprinos e ovinos. A estrutura, montada no campus de Sumé (PB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A unidade possibilitará, a produtores rurais locais, um serviço de orientação para a alimentação de rebanhos, a partir de uma identificação mais precisa da necessidade dos animais. 

A ação da Embrapa no programa AgroNordeste. Técnicos usarão a tecnologia de espectroscopia em infravermelho próximo (NIRS), por meio do Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes da Embrapa (AssessoNutri), para analisar amostras de fezes de rebanhos e, assim, identificar que nutrientes os animais estão consumindo nas pastagens.

A partir das análises, serão produzidos, para os criadores, boletins regionais com orientação nutricional e sugestões de formulações de dietas. A tecnologia também será usada para análises de alimentos.

O AssessoNutri possibilita, entre outros benefícios, monitorar disponibilidades de nutrientes nos pastos; reduzir custos de alimentação, a partir de um uso otimizados dos nutrientes; recomendar rações com menor custo, a partir das necessidades dos rebanhos. O Serviço permite a geração dos boletins, que facilitam o acesso à informação para produtores rurais. “O uso da tecnologia pode impactar na formulação de rações mais eficientes, tanto do ponto de vista nutricional, como financeiro”, ressalta o engenheiro agrônomo Lucas Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Nos dias 25 a 28 de maio, a equipe da Embrapa também visitará produtores, para entregar o primeiro boletim do Assessonutri voltado para o Cariri Paraibano, produzido na Embrapa Caprinos e Ovinos a partir de coletas de fezes de rebanhos de 11 propriedades rurais na região, selecionadas como unidades de referência tecnológica para esta ação. Os técnicos também farão novas coletas de amostras para o próximo boletim, que já será produzido no laboratório do campus de Sumé, em parceria com a Embrapa.

De acordo com Marco Bomfim, pesquisador da área de Nutrição Animal e chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, este contato mais próximo com as propriedades rurais permitirá, além das coletas e da geração de boletins de orientação, conhecer melhor as estratégias nutricionais utilizadas pelos produtores da região. “É importante saber como estes produtores estão operando seus sistemas de alimentação, para termos mais subsídios para nossas recomendações”, afirma ele.

A região que compreende o Cariri Paraibano e o sertão de Pernambuco é uma das maiores bacias de leite de cabra no país e um dos doze territórios de abrangência do AgroNordeste. As ações da Embrapa acontecem em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no âmbito do Programa, que foi lançado pelo Governo Federal em 2019, contemplando 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.