Produtores e extrativistas são capacitados para operar negócios da biodiversidade

BIODIVERSIDADE

Produtores e extrativistas são capacitados para operar negócios da biodiversidade

A capacitação segue até quarta-feira (13), em João Pessoa (PB)
Por:
125 acessos

Começa nesta terça-feira (12) o treinamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com agricultores e extrativistas da Paraíba para gerar novas oportunidades de negócios e empreendimentos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade. A capacitação segue até quarta-feira (13), em João Pessoa (PB), e vai promover o encontro entre os produtores da sociobiodiversidade e as empresas com interesse na aquisição/comercialização dos itens.

Organizado com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), o evento tem como objetivo fomentar a inserção dos pequenos e médios produtores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais no mercado. As atividades são realizadas no âmbito do Programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, lançado pelo Mapa, em junho deste ano.

Os encontros são realizados pela Conab em diversos estados nas regiões Norte e Nordeste. Nesta edição da Paraíba, a programação inclui apresentação das políticas de apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade como a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Por meio da PGPM-Bio, a Conab oferece subvenção direta aos extrativistas, por meio do pagamento de um bônus após a comprovação da venda de sua produção por um preço inferior ao fixado pelo governo federal. Já pelo PAA, é feita a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares ligados a associações ou cooperativas. Os itens são posteriormente destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial, pela rede pública e filantrópica de ensino e saúde, e pelos equipamentos de alimentação e nutrição e de segurança pública.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink