CI

Live debate a produção de algodão orgânico em consórcios agroalimentares no Semiárido

A Embrapa realiza uma live com o tema Algodão orgânico em consórcios agroalimentares no Semiárido


Foto: Marcel Oliveira

A Embrapa realiza nesta sexta-feira, 26, a partir das 16 horas uma live com o tema Algodão orgânico em consórcios agroalimentares no Semiárido. O objetivo é apresentar os avanços obtidos no cultivo da pluma na região e os desafios para ampliar a produção, com foco em atender uma demanda mundial crescente por produtos com certificação orgânica. 

“A expansão contínua dependerá da superação de desafios como o desenvolvimento de tecnologias apropriadas aos sistemas de produção orgânicos, incrementos progressivos nas áreas de solo cultivável de manejo orgânico para atender ao consumo crescente, da padronização dos critérios de certificação e da grande concentração da demanda mundial de consumo, principalmente na Europa e Estados Unidos”, avalia o pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista, que será um dos debatedores, enfocando a pesquisa e inovação com algodão orgânico. 

Também participarão da live o assessor técnico da Diaconia Ricardo Blackburn, que apresentará os principais resultados do projeto Algodão Agroecológico em consórcios agroalimentares, desenvolvido em parceria com Embrapa, Diaconia e diversas instituições; o representante da Textile Exchange Silvio Moraes, mostrando dados atuais e perspectivas de mercado do algodão orgânico no Brasil e no mundo; e o agricultor do município de Serra Talhada, PE, Claudevan Santos, que é presidente da Associação Agroecológica do Pajeú de Certificação Participativa (ASAP) e falará da sua prática no cultivo do algodão orgânico e seus consórcios.

Algodão orgânico no Semiárido

A produção de algodão orgânico no Brasil é realizada por agricultores familiares e concentra-se na região Semiárida, nos estados da Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais. Os estados de Alagoas e Sergipe também estão produzindo, porém, suas áreas encontram-se em processo de transição. 

A certificação do algodão orgânico é realizada por meio de auditoria, promovida por empresas privadas como o IBD Certificações e a Ecocert Brasil e por Sistemas Participativos de Garantia (SPG), regulamentados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Algumas empresas e associações de agricultores também trabalham com certificações internacionais como a Fair Trade e a Global Organic Textile Standard. 

A produção de algodão orgânico da safra de 2019 no Brasil foi de 30 toneladas, numa área de 620 hectares, com cerca de 600 famílias envolvidas.

A live será transmitida em: youtube.com/embrapa

Serviço:
Live sobre Algodão orgânico em consórcios agroalimentares no Semiárido
Data: 26 de junho (sexta-feira)
Hora: 16 horas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.