CI

OTD e Embrapa Florestas firmam parceria para o “Estradas com Araucárias”

OTD Brasil, empresa da área de transportes e logística, é a nova patrocinadora do Projeto “Estradas com Araucárias”


A OTD Brasil, empresa da área de transportes e logística, é a nova patrocinadora do Projeto “Estradas com Araucárias”. O contrato da empresa com a Embrapa Florestas foi assinado, nesta quarta (20/06), pelo Diretor da OTD, Valdinei Borges, e pelo Chefe Geral da Unidade, Edson Tadeu Iede, com as presenças do Controller/Gerente de Projetos da OTD Paulo Caffeu e do pesquisador Edilson de Oliveira, responsável pelo projeto.

A OTD irá remunerar os produtores rurais familiares, que participam do “Estradas com Araucárias”, pela compensação de gases de efeito estufa emitidos por sua frota e para promover outros serviços ambientais como paisagismo, proteção ambiental, preservação da araucária, educação ambiental, produção de pinhões, benefícios para a fauna e conforto térmico para o gado. Segundo o pesquisador Edilson de Oliveira, resultados de pesquisa indicam que, com 25 anos, cada araucária deverá ter acumulado o equivalente a 2,4 toneladas de carbono (pouco menos de 100 kg por ano). “Trata-se de um valor alto quando comparado a outras espécies florestais”, afirma o pesquisador.

Por meio da parceria, cada produtor recebe mil reais por ano para plantar e cuidar de, pelo menos, 200 araucárias. O pagamento é feito por um período entre 12 e 15 anos, até que as árvores comecem a produzir pinhões, que se tornarão a nova fonte de renda dos produtores.

Para Oliveira a expectativa com a nova parceria é que o projeto seja ampliado para outros municípios, envolvendo um número maior de Propriedades Rurais Familiares.  "Esta ampliação deverá potencializar o resultado mais positivo do projeto, que é a disseminação que a técnica vem tendo entre produtores, principalmente os não familiares, que adotam voluntariamente a prática de plantar araucárias em suas divisas, pelas vantagens que estas árvores oferecem, como p.ex. embelezamento das propriedades e produção de pinhões", ressalta Oliveira.

Conheça a OTD

A OTD Brasil é uma empresa da área de transporte e logística, com matriz em São José dos Pinhas/PR e filiais em sete Estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Pernambuco, Minhas Gerais e Bahia.

Surgiu a partir da reformulação do Grupo Sibra e conta com 12 anos de experiência atendendo grandes empresas dos setores de alimentos, bebidas, automotivos, eletroeletrônicos, embalagens metálicas, entre outros.

Mais sobre o Projeto Estradas com Araucárias

O Projeto “Estradas com Araucárias” alcançou em setembro de 2017 a marca de 100 km de plantios de araucária em divisas de propriedades rurais com estradas. São mais de 20 mil árvores plantadas em linha simples, a um espaçamento de cinco metros, por 68 produtores rurais familiares nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Para sua execução, a Embrapa Florestas obteve a adesão no Paraná da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema-PR), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade do Centro Oeste do Paraná (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em Santa Catarina, conta com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O trabalho é apoiado ainda pelas secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos: Lapa, Fernandes Pinheiro e Fazenda Rio Grande, no Paraná; e Caçador, em Santa Catarina.

Relembre o projeto assistindo o vídeo “Estradas com araucárias: sequestro de carbono, paisagismo rural e retorno financeiro a agricultores familiares”, disponível aqui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.