CI

Oferta de banana prata deve aumentar no segundo semestre

Oferta de banana prata deve aumentar no segundo semestre de 2019 nas principais regiões produtoras da variedade


Assim como observado em anos anteriores, a oferta de banana prata deve aumentar no segundo semestre de 2019 nas principais regiões produtoras da variedade: Minas Gerais (norte do estado e Delfinópolis), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE). Neste ano, a colheita da prata está prevista para começar entre julho e agosto, se intensificar em setembro e atingir pico de safra em outubro.

Como resultado, segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, os preços da variedade podem ser inferiores aos do primeiro semestre (período de entressafra). Por outro lado, agentes relatam que houve menor investimento em áreas de cultivo da prata e em tratos culturais para este ano, visto que a rentabilidade negativa da variedade na maior parte da safra passada desanimou produtores. Assim, espera-se um menor volume colhido frente ao do ano passado, o que pode assegurar melhores preços. A qualidade, por sua vez, pode ser limitada em algumas regiões, por conta dos atrasos nas adubações em 2018 – quando o custo aumentou e os produtores estavam descapitalizados. Outro fator que pode reduzir a qualidade é o efeito negativo da Sigatoka, que diminui o número de pencas por cacho, o tamanho do cacho e leva à maturação precoce dos frutos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.