CI

Embrapa Tabuleiros Costeiros doa materiais a Laboratório Agropecuário do NE

Materiais garantem continuidade dos trabalhos


Foto: Eliza Maliszewski

Em mais uma ação de cooperação institucional para enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) forneceu itens e materiais para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) do Nordeste, localizado em Recife, PE.

O Setor de Gestão de Laboratórios da Unidade da Embrapa, cedeu, em junho, itens variados de uso em análises laboratoriais, como ponteiras com filtro de diversos volumes, microtubos e tampas de pressão.

Vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os LFDAs desempenham papel fundamental nas ações de monitoramento, controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados no Brasil. Com suas unidades operando ativamente, fornecem informações valiosas para os serviços de inspeção e fiscalização, não só do ponto de vista analítico, mas também em cooperações, estudos e projetos de pesquisa voltados para a segurança do alimento e à detecção de fraudes econômicas. 

Como diversas outras Unidades da Embrapa no Brasil, a Embrapa Tabuleiros Costeiros vem cooperando com outras instituições para enfrentar a pandemia de Covid-19 e garantir a continuidade de serviços essenciais para a sociedade brasileira.

Água filtrada

A Unidade da Embrapa firmou em abril um contrato de parceria, por meio de edital, que prevê a disponibilização de 600 litros de água desmineralizada ao Instituto Federal de Sergipe (IFS). A água fornecida, resultante de processos de purificação por osmose reversa no laboratório da Embrapa na capital sergipana, é usada para produção, por vários agentes do IFS, de álcool em gel e líquido e água sanitária. 

A quantidade fornecida deverá render cerca de 2 mil litros de produto final que será destinado a hospitais, asilos e creches comunitárias, para higiene pessoal e desinfecção de ambientes.

Em março, foi feita a cessão de lotes de água filtrada por osmose reversa para produção de álcool em gel pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O Setor de Gestão de Laboratórios da Unidade da Embrapa realiza o processo e entrega os lotes de água filtrada ao Departamento de Farmácia da UFS.

Fiscalização agropecuária

Também em março, a Unidade da Embrapa doou uma série de equipamentos de proteção individual (EPI), além de álcool em gel, para que os fiscais agropecuários das Superintendências Federais de Agricultura (SFA) em Sergipe e Alagoas, onde mantém a Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) em Rio Largo, continuem realizando seu trabalho, considerado essencial ao abastecimento da sociedade nesse momento de crise do coronavírus.

Entre os materiais cedidos às SFAs, que são os braços estaduais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estão luvas descartáveis de todos os tamanhos e máscaras descartáveis do tipo PFF2-S (resistentes a aerossóis à base de água e capazes de reter partículas sólidas e líquidas à base de água), além de 20 vasilhames de álcool em gel com 500 ml cada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.