Os desafios tecnológicos da avicultura de postura em Pernambuco

Frango

Os desafios tecnológicos da avicultura de postura em Pernambuco

Produção de ovos em Pernambuco correspondeu a 30% da produção das regiões Nordeste e Norte.
Por:
180 acessos

A produção de ovos em Pernambuco (214.930 mil dúzias) correspondeu a 30% da produção das regiões Nordeste e Norte. Estatísticas do IBGE indicam que os quatro estados (na ordem: SP, ES, MG e PE) com maior produção de ovos para consumo produzem 61,6% do total nacional. 

Fundamentado no relatório da ABPA (2018) em termos de alojamento de pintainhas, em 2017, Pernambuco teve uma participação de 7,03% do total alojado no país. Este cenário coloca o estado em quarto no ranking nacional e primeiro no ranking do Nordeste. Os quatro estados que mais alojaram (SP, MG, ES e PE) totalizaram 60,5% dos alojamentos para postura. 

Segundo a estimativa da AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco) a produção estadual de ovos em 2018 foi de 10 milhões de unidades ao dia o que seria o equivalente a um ovo ao dia por pernambucano, bem acima da média nacional.

Veja a íntegra do artigo de Jorge Vitor Ludke - Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, colaborador NTPA - Núcleo Temático Produção de Aves, Jorge Luiz Araújo da Silva - Médico Veterinário, consultor em Agronegócio, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE, Maria do Carmo Mohaupt Marques Ludke - Zootecnista, Professora de Nutrição de Não Ruminante do Departamento de Zootecnia da UFRPE e Jungi Iwata - Administrador de Empresas, Empresário, Granja Iwata, INPROVOS Ltda - Indústria Processadora de Ovos de Pernambuco (Aska Alimentos) na edição de Maio da Revista do Ovo. Acesse o leitor digital, gratuitamente. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink