CI

Estudantes e profissionais participam de seminário sobre galinhas caipiras

Evento aconteceu no auditório da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí


Cerca de 150 pessoas participaram nesta segunda-feira (11/06) do Seminário “Legislação para produção orgânica e agroecológica de galinhas caipiras”. O evento aconteceu no auditório da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí. O seminário contou com a participação de estudantes, técnicos, professores e produtores rurais com interesse na criação de galinha caipira, que assistiram às palestras com especialistas da Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi)

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Teresa Viola, uma das coordenadoras do seminário, o evento foi importante para esclarecer sobre aspectos legais na produção de galinhas caipiras, visando a aumentar o valor agregado. “Uma alternativa para agregar o valor é, por exemplo, a produção de orgânicos”, comenta.

As palestras aconteceram no período da manhã e início da tarde, seguidas da interação entre o público presente e os participantes, em mesa redonda, esclarecendo dúvidas e detalhando aspectos da temática.  Nas palestras, foram apresentadas as instruções normativas para a produção orgânica de pequena escala, quanto às instalações; alimentação e nutrição; sanidade; bem estar animal; condições de certificação e comercialização de produtos orgânicos.

O Estado do Piauí, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não tem produção de galinhas orgânicas certificadas. “Eventos dessa natureza, este com mais de 150 participantes, são de importância para que os potenciais produtores se capacitem e possam alcançar a excelência na produção de galinhas orgânicas , com benefícios econômicos, sociais e, ainda, com a manutenção da tradição culinária regional”, ressalta o analista da Embrapa Meio-Norte, Robério Sobreira. O seminário foi realizado pela Embrapa Meio-Norte, em parceria com o Governo do Piauí -  por meio da  Fapepi – e com o Ministério  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.