CI

Semana deve ser de chuva pelo Brasil

Em regiões produtoras os volumes podem afetar a colheita da soja


Foto: Marcel Oliveira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (04) para chuvas intensas em todo Centro-Oeste do país, especialmente Mato Grosso. A previsão é que o volume de chuva possa chegar até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). No Mato Grosso do Sul os volumes devem ser menores mas podem aumentar a partir de quinta-feira (06). A região está sofrendo a influência de uma frente fria vinda do Sudeste associada a umidade que desce do Norte do país. As precipitações podem atrapalhar a colheita de soja que está a pleno vapor na região.

Para o Matopiba também são esperadas chuvas depois de um janeiro seco. O Tocantins deve acumular os maiores volumes, acima de 60mm no leste do estado. Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí devem ficar em torno de 40mm. O cenário deve seguir até o final da semana. 

Entre os dias 4 e 6 de fevereiro o estado de Minas Gerais, bastante afetado pelas chuvas, também tem alerta para índices pluviométricos intensos, podendo chegar aos 100mm/dia. O alerta abrange Triangulo Mineiro, Alto Paranaiba, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oest, Sul/Sudoeste. O Espirito Santo deve registrar chuvas passageiras.

Na Região Sul as condições para chuva aumentam sobre Santa Catarina e Paraná. São esperados grandes volumes sobre Florianópolis, no litoral norte de Santa Catarina e também no litoral do Paraná. Acumulados entre 40 mm e 70 mm acumulados foram registrados em vários locais, chegando a quase 90mm. O Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas altas, próximas aos 40 graus. O sol agrava a estiagem no estado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.