CI

Lavoura de trigo garante boas condições de desenvolvimento

A precipitação irá ajudar a manter as condições favoráveis a continuidade do plantio da soja do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul


Nesta quarta-feira (19), áreas de instabilidade causam algumas pancadas de chuva irregular sobre as regiões produtoras do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e sobre a metade oeste do Paraná. A precipitação irá ajudar a manter as condições favoráveis a continuidade do plantio da soja do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Como a chuva será irregular, ainda não são todos os produtores que estão sendo beneficiados. Mesmo assim, o plantio continua avançando, principalmente em áreas que estão sendo provisionadas para o plantio do algodão 2ª safra. Para os próximos dias há previsão de pancadas irregulares, com isso o plantio deve seguir sem grandes problemas.  

Novas áreas de instabilidade começam a se formar e provocam pancadas de chuva sobre as áreas produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre amanhã (20) e sexta-feira (21), o que permitirá uma manutenção da umidade do solo e boas condições ao desenvolvimento das lavouras de trigo e milho 1ª safra.

Além disso, como não há previsão de muita chuva sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, produtores de arroz irão prosseguir com a realização do plantio de suas áreas. Uma condição extremamente favorável, já que não há indicativos de que ocorra chuva generalizada sobre as áreas ao longo dos próximos dias.

Tendência para as próximas quinzenas
 
As temperaturas das águas do Oceano Pacífico estão se resfriando e com isso ocasionam uma segunda quinzena de setembro, um pouco mais seca no sul do Rio Grande do Sul. Somente em outubro é previsto chuva mais generalizada sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas outras áreas a instabilidade fica irregular.

Sabendo disso, todo o cuidado com o plantio da soja será de fundamental importância para o sucesso desta safra. Somente a partir do meio de outubro é que o regime de chuva estará totalmente consolidado no Sudeste e no Centro-Oeste.

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia o tempo continua aberto e sem previsão para chuva, o que é normal para esta época do ano. Apenas ao longo da 2ª quinzena de outubro é que irá começar a ocorrer as primeiras pancadas de chuva irregular na região. No final do mês e principalmente no começo de novembro irá ocorrer a regularização do regime de chuva na região. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.