CI

PI: agricultores tem oportunidade de comercialização

Para a produtora Sandra dos Santos, a feira é mais uma forma de movimentar a economia da região


Em torno de 800 pessoas prestigiaram, nesse domingo (13), a primeira Feira Comunitária da Grande Santa Luz, povoado localizado na zona rural de Teresina. Uma variedade de produtos foram comercializados na feira por 50 expositores, como verduras, legumes, artesanato, mudas de plantas, roupas, comidas típicas e bebidas artesanais.

O evento contou ainda com diversos serviços, como manicure, cabeleireiro, medição de pressão arterial, glicemia, atividade física, brincadeiras infantis, distribuição de brinquedos, degustação de produtos e atração musical.

A feira contou ainda com a presença do representante da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Francisco Limma; do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbet Buenos Aires; do deputado federal Assis Carvalho; da superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares; da diretora de Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade;  do vereador do município de Santo Inácio Carlos Alberto, entre outras autoridades.  

Clauber Luiz, morador da Santa Luz e um dos organizadores da feira, agradeceu toda a equipe pelo apoio, e ressaltou que essa é a primeira de muitas feiras que serão realizadas na comunidade. “Essa feira veio para fortalecer a economia da região e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da grande Santa Luz, agradeço a todos  pelo empenho e dedicação”, ressaltou o produtor.

No estande da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) houve uma apresentação sobre o Banco dos Cocais, que é um empreendimento inovador e pioneiro no estado do Piauí. Voltado ao crédito a micro e pequenos empreendedores, o Banco dos Cocais tem como objetivo fortalecer o comércio e a economia local, valorizar os grupos e produtos regionais e melhorar a qualidade de vida.

Apoio aos pequenos produtores

Para a produtora Sandra dos Santos, a feira é mais uma forma de movimentar a economia da região. “Eu trouxe diversos produtos para a feira como abacaxi, castanha e cajuína e já vendi quase todos. Estou muito feliz, espero que a feira seja realizada novamente” ressaltou Sandra. 

Para o secretário da Agricultura Familiar, o apoio aos pequenos produtores é muito importante, pois podem aumentar a produção e também a comercialização. “Os produtores precisam de mais apoio para garantir a produção, e a secretaria tem procurando em todos os programas trabalhar no sentido de garantir o auxílio a esses produtores e, consequentemente, aumentar o crescimento da renda dessas famílias. É necessário levar adiante inciativas como essas”, ressaltou Hérbert Buenos Aires.

Para Dário Guilherme, um dos expositores, a feira tem tudo para dar certo, pois tem uma grande quantidade de pessoas e feirantes e, além da agricultura familiar, outros produtos podem ser comercializados. “Tem muita gente na feira e isso é muito bom, hoje trouxemos para a feira plantas ornamentais como cacto, terrárrios, minijardins e rosas do deserto’, concluiu Dário.

A feira que contou com o apoio do deputado estadual Francisco Limma, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), do Instituto de Assistência Técnica e Extinção Rural (Emater), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.