CI
Nome do Evento
VII Simpósio do Agronegócio
24 de out de 2019

VII Simpósio do Agronegócio

Descrição do evento

O Agronegócio no Futuro

Se o futuro é incerto, como nos preparar para ele? Quais os conhecimentos que devemos buscar ou construir no presente, com vistas a nossa existência no futuro? Quais são os indicadores do nosso presente mais relevantes na configuração de um cenário mundial futuro, no qual se desdobrará o mais importante dos atos civilizatórios, que é a produção dos alimentos e dos bens naturais renováveis, o mundo do agronegócio? Como será a alimentação humana no futuro, frente à evolução das necessidades e das escolhas das populações, condicionadas pelos limites biofísicos do nosso planeta? E em que dimensão sustentável a energia e os materiais renováveis poderão substituir os bens e insumos de fontes não renováveis? Quais as tecnologias que hoje emergem, e quais nós poderíamos imaginar, que sinalizariam soluções e escolhas pertinentes, frente a limitações e transições tão iminentes? E como deveriam responder as instituições, frente a esses desafios e às novas oportunidades? E como preparar os jovens de hoje para as incertezas de um futuro, que já nos parece encerrar drásticas rupturas com as práticas e tradições do presente? A agenda do VII Simpósio da Ciência do Agronegócio abrange esses tópicos, na busca de uma convergência e sinergia entre a Universidade e os atores do Agronegócio.

Informações gerais

24/10/2019
Indefinido
RS - Porto Alegre

Diz-se que a inteligência é a principal característica que diferencia o homem dos demais animais. Utilizando a inteligência o homem anseia por conhecer o futuro. Como o “valor presente” do futuro não pode ser matematicamente calculado por não sabermos as reais “taxas de desconto” a serem aplicadas, o homem recorre à imaginação. Imaginar o futuro é uma habilidade derivada pela inteligência e forjada pelas reflexões.

A ânsia por conhecer antecipadamente o futuro fez emergir áreas e metodologias específicas para atender essa finalidade. Empresas desenvolveram setores específicos de planejamento que atuam sobre cenários prospectivos do futuro. Outras empresas recorrem a serviços especializados de terceiros que desenvolveram expertise na análise do futuro. Antecipar acertadamente tendências pode ser visto com um processo de inovação com ganhos a quem primeiro se ajusta.

A questão é que a sociedade humana e as múltiplas atividades que ela realiza para atingir seus infinitos fins são impactadas por uma ampla gama de vetores de mudança. Esses vetores apresentam aceleração variável no tempo e no espaço. De forma que falar sobre o futuro por vezes pode ser visto como um exercício de premonição ou jogo de probabilidades cujos resultados mais prováveis podem simplesmente não se confirmar. Apesar disso, evitar utilizar a imaginação para refletir sobre o futuro de atividades de interesse à sociedade pode ser ainda mais catastrófico.

No Brasil, o Agronegócio tem se caracterizado como um conjunto de atividades de elevada importância social e econômica, com reflexos para segurança alimentar do mundo. Nas últimas décadas o desenvolvimento tecnológico ligado às atividades do agro aumentou significativamente, com consequências notáveis sobre diversos indicadores do setor. Contudo, o advento de tecnologias recentes, algumas embrionárias até, tem focado diretamente nos sistemas de produção, transformação, comercialização e consumo. Algumas dessas tecnologias podem representar mudança no paradigma de agronegócio que pensamos atualmente. Quais são os vetores com maior potencial de impacto no agronegócio? Como será o agronegócio no futuro com a confirmação desses eventos?

Essas duas questões se mostraram sensíveis ao core thinking do nosso PPG. Ao final de cada Simpósio da Ciência do Agronegócio, tem sido realizada a apresentação da temática central do Simpósio do ano seguinte. A Figura 1 sintetiza o esforço do PPG em propor a temática central do VII Simpósio e identificar potenciais vetores para o agronegócio no futuro.

Figura 1 – Temática central do evento e potenciais vetores de impacto para o agronegócio no futuro.

Os vetores com potencial de impactar o agronegócio no futuro abrangem o setor nos seus diversos segmentos e atividades. Alguns podem apresentar maior impacto na produção primária, como é o caso da “Land Use”, “Small Farming”, “Urban Farming” e “Smart Farming”. Outros, com é o caso da “Synthetic Food”, podem impactar tanto a produção quando a indústria de alimentos. Vetores como “Short Food Supply Chain” e “Global Market” apresentam potencial para impactar as relações de produção e consumo. Os demais vetores, como “Climate Change”, “Population Growth”, “Bioeconomy”, “Big Data”, e “Blockchain” podem afetar as cadeias produtivas do agronegócio como um todo.

A programação do VII Simpósio da Ciência do Agronegócio pretende apresentar e discutir alguns desses drivers de mudança e seus potenciais impactos sobre o agronegócio a partir de um conjunto de palestras proferidas por profissionais com expertise em suas áreas de atuação.

Junte-se a nós e venha discutir o Agronegócio no Futuro!!!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.