CI

Pesquisadores avaliam sanidade da safra de soja

Pesquisadores apontam as doenças que mais incidiram e as medidas a tomar


A safra de soja foi colhida recentemente no Brasil. Segundo projeção do IBGE serão 112 milhões de toneladas. Para o ano que vem estão projetadas 123 milhões de toneladas. Problemas climáticos e a incidência de pragas e doenças foram os fatores que mais afetaram a cultura que teve área plantada maior mas produtividade menor. 

Os pesquisadores em Fitopatologia do Instituto Phytus, Mônica Debortoli e Nédio Tormen, apresentaram um panorama de como foi o desempenho da soja nas regiões Sul e Centro-Norte. 

No Sul destaque para o ataque de doenças como fitóftora que gerou vários replantes no começo do ciclo. A situação refletiu na parte aérea e a ferrugem asiática, maior incidência das últimas três safras (cerca de 130 casos). No Brasil, estima-se que os prejuízos com essa doença cheguem a U$ 2,8 bilhões por safra. Além disso situações climáticas dificultaram as aplicações de defensivos. “Foi um ano difícil”, destaca Mônica. A pesquisadora também indica o que é o ideal para evitar esses problemas na próxima safra. (confira no vídeo abaixo).

No Centro-Norte a ferrugem asiática também causou problemas. Entre as medidas de combate à doença está o Vazio Sanitário, período onde o solo tem que ficar 100% sem soja para evitar a propagação do fungo. Também entram como aliados a calendarização do plantio e a correta aplicação de fungicidas. “O conhecimento de como as cultivares podem contribuir para manejar a doença, tanto na diminuição da exposição com ciclo mais curto e as variedades mais resistentes”, explica Tormen.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.