CI

Umidade do solo beneficia lavoura do milho

Todos os trabalhos de campo irão ser prejudicados, principalmente as atividades de plantio e colheita


Os corredores de umidade continuam voltados para o Sul do Brasil nesta terça-feira (25), com isso, há previsão de que ocorra chuva forte em grande parte das áreas produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e até mesmo no extremo sul do Paraná. Todos os trabalhos de campo irão ser prejudicados, principalmente as atividades de plantio e colheita. Por outro lado, a instabilidade irá manter o solo com níveis elevados de umidade e favorecer o desenvolvimento das lavouras de milho, arroz e trigo que estão em fase de desenvolvimento Vale salientar que os sistemas de frente fria irão passar de forma rápida e afastada da costa do Sul do país. Já nesta quarta-feira (26), boa parte do Rio Grande do Sul irá apresentar tempo aberto e sem chuva, sendo que há previsão para o retorno das precipitações na próxima semana.
 
A parte central e norte do país continuam com um padrão de chuva irregular. Como consequência, os produtores do Mato Grosso podem ter uma certa apreensão, tendo em vista que o plantio da soja se iniciou e ainda há muitas áreas com baixos volumes de chuva acumulada. Como não há previsão de precipitações generalizadas para toda esta semana no Centro-oeste, Sudeste e no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as condições ainda não serão totalmente favorecidas ao plantio.

Porém, como não haverá uma total ausência de chuva, alguns produtores podem ser favorecidos, principalmente aqueles que já receberam chuva nos últimos dias. Entretanto, vale ressaltar que até o meio de outubro, as condições para o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, ainda serão de chuva irregular, o que pode resultar em uma maior apreensão juntos aos produtores, já que não serão todos que irão avançar com o plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.