CI

Mapa retoma em março auditoria nos serviços veterinários oficiais

Avaliação, que entra em seu segundo ciclo, é realizada durante três anos


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai reiniciar a partir de março as auditorias nos serviços veterinários dos estados (SVE), para avaliação de suas estruturas. Será o segundo ciclo de levantamento iniciado em 2016 e concluído em dezembro último, em todos os estados. O ciclo de 2019 será encerrado em 2021.

De 18 a 22 de março, os auditores fiscais federais agropecuários (AFFA) iniciarão a auditoria em Alagoas; de 25 a 29 de março, será no Pará; de 3 a 7 de junho, em Minas Gerais; de 5 a 9 de agosto, no Piauí; de 16 a 20 de setembro, em Pernambuco e, em Sergipe; de 30 de setembro a 4 de outubro, no Maranhão; de 21 a 25 de outubro, no Rio de Janeiro e; de 25 a 29 de novembro, no Espírito Santo.

Nas auditorias são avaliados 43 itens, entre os quais o controle das divisas e fronteiras; de trânsito de animais (terrestres e aquáticos) e produtos de origem animal, com identificação e rastreabilidade; controle de cadastro de produtores, propriedades e animais. Além disso é feito diagnóstico laboratorial e envio de amostras; avaliada a capacidade para detecção precoce e notificação imediata de doenças, atendimento à suspeitas e atuação em emergências sanitárias; controles de estocagem e distribuição de produtos biológicos (vacinas, antígenos e alérgenos), e ainda a estrutura operacional (transportes, equipamentos e acesso à comunicação). As auditorias visam a manutenção de um serviço veterinário oficial estruturado, alinhado às necessidades da pecuária nacional e adequado às diretrizes internacionais de saúde animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.