CI

Embrapa Meio-Norte participa da 68ª Expoapi

Embrapa Meio-Norte participou, de 01 a 09 de dezembro da 68ª Expoapi, em Teresina – Piauí


A Embrapa Meio-Norte participou, de 01 a 09 de dezembro da 68ª Expoapi, em Teresina – Piauí.  A instituição apresentou na feira resultados de ações e projetos em um estande e também  realizou minicursos, palestras e oficinas. No dia 03 dezembro foi ministrado o minicurso Apicultura no Semiárido, pelas pesquisadoras Fábia Pereira e Maria Teresa Lopes e pelo técnico Clodeildes Nunes. A apicultura e meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão) também foram apresentadas aos visitantes do estande.

Na tarde de quarta-feira (5/12), foram realizadas duas oficinas sobre palma forrageira. A primeira, ministrada pelo analista de Transferência de Tecnologia, Anísio Ferreira Lima Neto, abordou o sistema intensificado de produção de palma forrageira. Durante a explanação, os participantes foram orientados sobre as variedades indicadas para o semiárido piauiense, as vantagens do cultivo da palma e de sua utilização na alimentação dos rebanhos, em especial no período da seca.

Em seguida, a nutricionista e gastrônoma Adriana Sousa falou sobre as características nutricionais da palma, utilizada de forma ampla na alimentação humana em diversos países, com destaque para o México. “Aqui no Brasil ela é considerada uma PANC, uma planta alimentícia não convencional, mas em outros países, faz parte da dieta tradicional da população”, ressalta.

Após a explicação da nutricionista, foi a vez da culinarista Wanilda Arrais dar continuidade à oficina sobre utilização da palma na alimentação humana. Wanilda demonstrou aos participantes como preparar uma moqueca de palma com camarão. Logo após a aula, ocorreu a degustação de pratos preparados pela culinarista. Foi servido, além da moqueca, salada, suco e sorvete de palma forrageira.

Na manhã do dia 06, um dos principais produtos da agricultura brasileira, a mandioca, foi o tema da palestra do analista de transferência de tecnologia, José Câmara que falou sobre a Multiplicação rápida da mandioca. No mesmo dia, à tarde, a pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos, Ana Clara Cavalcante, apresentou o aplicativo Orçamento Forrageiro, que tem como objetivo calcular a quantidade de alimentos ideal de alimentos para caprinos, ovinos e bovinos da região semiárida.

Na sexta-feira, dia 07/12, foi ministrado curso sobre Criação de galinhas caipiras, pela pesquisadora Teresa Viola e apresentação sobre arroz vermelho, pelo pesquisador José Almeida Pereira. Em seguida os participantes assistiram à oficina de culinária do arroz vermelho e galinha caipira ministrada pela culinarista Wanilda Arrais, que no dia seguinte também foi responsável pela oficina sobre culinária do gado pé-duro. Após as aulas, os participantes degustaram pratos à base de arroz vermelho, galinha caipira e bovino pé-duro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.