CI

Embrapa realiza seminário sobre Cajucultura no Piauí

O município de Picos (PI) sediará, entre 18 e 20 de setembro, o Seminário de Cajucultura promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical


O município de Picos (PI) sediará, entre 18 e 20 de setembro, o Seminário de Cajucultura promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical. O evento tem como objetivo capacitar produtores de caju, técnicos e estudantes do sudeste do Piauí. Ao longo dos três dias, o público contará com atividades de consultoria técnica, cursos e palestras. O treinamento ocorrerá na Escola de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Professor Barros Araújo.

A região de Picos é uma das maiores produtoras de caju do país. Por causa disso, o evento também é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento com os produtores locais afim de identificar possíveis demandas de pesquisa e capacitá-los quanto ao controle de pragas e doenças, manejo de pomares.

O território também é a “casa” do clone de cajueiro-anão BRS 226 Planalto. A espécie surpreendeu os agricultores pela produtividade, que já chegou a 800 quilos de castanha por hectare. A variedade tem se mostrado mais resistente a pragas e doenças, como a resinose – uma das principais enfermidades do cajueiro nos grotões e chapadas do Semiárido nordestino.
Para o pesquisador Fábio Paiva, da Embrapa, investir em ações em regiões com grande produtividade e processamento de caju é de suma importância não só pelo aspecto da formação em si, mas do conhecimento das cadeias produtivas. “Serão aplicados questionários a fim de identificar e qualificar os setores produtores de caju quanto a sua estrutura, produção e produtos processados”, explica. Além da Embrapa, a ação conta com a parceria da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Sebrae, Emater/PI e Câmara Setorial do Caju – Picos.

Programação do Seminário:

18/09 (terça-feira)
8h às 8h30 - Solenidade de abertura
08h30 às 10h - Jardins clonais e principais clones de cajueiro
10h às 11h30 - Sistema de produção de mudas
13h às 15h - Sistema de produção do cajueiro
15h às 17h - Podas do cajueiro

19/09 (quarta-feira)
08h às 10h - Identfcação e manejo das principais doenças do cajueiro
10h às 12h - Identfcação e manejo das principais pragas do cajueiro
14h às 17h - Exploração integrada da cajucultura de sequeiro e irrigada

20/09 (quinta-feira)
08h às 11h - Prátcas: manejo, podas, pragas e doenças
14h às 16h - Boas prátcas na fabricação (BPFs) de castanha de caju

18 e 19/09 (terça e quarta)
Acompanhamento técnico a grupo de 10 agroindústrias de benefciamento de castanha e pedúnculo do caju.

Local do seminário: Escola de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Professor Barros Araújo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.