CI

Paraná vai colher menos milho e soja

Departamento de Economia Rural reduziu projeções de safra


Foto: Eliza Maliszewski

O Paraná, segundo Estado produtor de grãos do Brasil, vai colher menos milho e soja nesta safra. As projeções foram divulgadas pelo Departamento de Economia Rural (Deral). A diminuição é reflexo do clima seco que afetou as culturas.

O maior ajuste para baixo está na segunda safra de milho. A produção agora é estimada em 12,23 milhões de toneladas, ante 13,38 milhões na previsão de março e 11,9 milhões no ciclo anterior, segundo o Deral, que tem apontado deterioração das lavouras do cereal semana após semana. A queda é de 16%. As áreas do grão em boas condições também caíram de 62% para 40% em apenas uma semana.

A produção ainda subiria 3% ante a temporada anterior, mas ficaria abaixo do potencial, uma vez que a área plantada deverá crescer 8%, para cerca de 2,5 milhões de hectares.

Os reflexos negativos do clima também são vistos na soja. O Deral estimou 19,8 milhões de toneladas ante 20,09 milhões em março e 20,78 milhões em 2019/20. A colheita da oleaginosa já está finalizada no Paraná. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.