CI

Plantio de soja vai a 27,5% no país; MT e PR já semearam metade de área, diz Safras

Plantio de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 27,5 por cento da área até sexta-feira


O plantio de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 27,5 por cento da área até sexta-feira, adiantado na comparação anual graças a trabalhos acelerados principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, informou a Safras & Mercado nesta segunda-feira. Conforme a consultoria, a semeadura avançou 9,9 pontos em uma semana e está à frente dos 18,5 por cento de um ano atrás e também dos 17,7 por cento da média para o período.

Maior produtor nacional, Mato Grosso já plantou metade da área prevista, contra 30 por cento na semana imediatamente anterior e 25 por cento tanto na comparação anual quanto com a média. “Mato Grosso começou antecipadamente, e o pessoal encontrou condições bem favoráveis para o plantio. O pessoal pegou toda essa condição favorável, conseguiu desenvolver bem, principalmente no sudoeste”, afirmou o consultor Evandro Oliveira, da Safras & Mercado, destacando que as atividades de campo no Estado já entram em sua terceira semana.

Segundo ele, as chuvas até foram irregulares em Mato Grosso, mas não a ponto de impactar a umidade no solo. “As preocupações que havia não se concretizaram”, frisou. O mesmo não se pode dizer sobre o Paraná, o segundo maior produtor nacional de soja.

No Estado da região Sul, o plantio avançou nove pontos na semana, para 50 por cento, acima dos 43 por cento da média histórica. Entretanto, passou a ficar levemente aquém dos 51 por cento de um ano atrás justamente em razão do excesso de chuvas.

Oliveira ponderou, contudo, que por ora não há riscos à qualidade da oleaginosa plantada no Paraná, que ainda contribui para puxar a média nacional para cima.

Em Mato Grosso do Sul, a Safras reportou plantio em 35 por cento da área, quase estável na comparação anual, mas superior em relação aos 29 por cento de média. A semeadura também está adiantada em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia.

A Safras & Mercado prevê uma produção recorde de 121,1 milhões de toneladas de soja na temporada 2018/19 no Brasil, em uma área também histórica de 36,382 milhões de hectares. Para Oliveira, uma colheita antecipada dependerá das condições climáticas ao longo do desenvolvimento das lavouras. “Não descarto uma colheita antecipada e soja disponível mais cedo do que de costume. Se o clima continuar ajudando, a gente pode ver uma colheita antecipada, sim”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.