CI

Lavoura do trigo tem colheita beneficiada

Em grande parte do Brasil a segunda-feira (22) será marcada pelo tempo mais firme e sem possibilidade de chuva


Neste começo de semana a previsão é de eventuais pancadas de chuva sobre algumas áreas de Goiás, Tocantins, norte do Mato Grosso, Rondônia e Maranhão. Em grande parte do Brasil a segunda-feira (22) será marcada pelo tempo mais firme e sem possibilidade de chuva.

Com isso, em algumas localidades o plantio da soja irá se manter paralisado, a espera de novas precipitações, já que os índices de umidade do solo estão muito baixos. Por outro lado, o tempo mais firme irá manter as condições bastante favoráveis a realização da colheita sobre as áreas produtoras de cana-de-açúcar e do trigo. No Paraná o tempo aberto nos últimos dias permitiu que os solos começassem a secar e dar condições aos produtores retomarem as atividades de colheita.

Entretanto, a partir de amanhã (23), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuva generalizada sobre quase toda as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com o avanço do sistema pelo largo da Região Sudeste, pode haver pancadas de chuva generalizada nas regiões produtoras do Mato Grosso e de Goiás. Assim, os níveis de umidade do solo irão continuar satisfatórios e tanto o plantio da soja quanto o desenvolvimento das lavouras, que já estão no campo, serão beneficiadas.

Lavouras

Pelo ritmo na qual está caminhando o plantio da soja, é muito provável que nas principais regiões produtoras do Centro-Oeste e do Paraná, até o final do mês de outubro, 75% a 80% das áreas já estejam totalmente finalizadas. O que será de suma importância para o sucesso da produção esse ano.             

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, após a ocorrência de chuva, relativamente boa em quase todas as regiões produtoras, a semana será marcada pelo tempo firme, o que irá permitir que os produtores, nos quais receberam bons volumes de chuva, consigam semear suas áreas com soja e milho.

A perspectiva é que no próximo final de semana ocorra novas pancadas de chuva sobre a região, o que irá manter as condições favoráveis tanto ao plantio quanto ao desenvolvimento das lavouras, que estão sendo semeadas. Contudo, deve-se salientar que as precipitações previstas para o restante de outubro irão ter um padrão irregular.Assim, algumas áreas poderão receber volumes extremamente baixos ou até mesmo nem receberem. Todo o cuidado será pouco na hora de jogar as sementes no chão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.