CI

Uma análise da atual safra de inverno na região sul do Brasil

Apesar da ocorrência de Oídio e dos riscos de ocorrência de Giberela, a expectativa de produtividade ainda se mantém boa


A safra 2019 de trigo no estado do Rio Grande do Sul foi marcada pela ocorrência severa e de forma generalizada de Oídio (Blumeria graminis f. sp. tritici) nas folhas, os meses de julho e agosto foram críticos para o manejo dessa doença no campo. O Elevagro fez uma análise completa da safra de inverno na região sul. 

A alta pressão de Oídio verificada nessa safra está relacionada a condição ambiental presente no período inicial do ciclo da cultura, quando as chuvas foram escassas e seguidas de 10 a 15 dias de estiagem, condição que favorece esse fungo. De maneira geral, os esporos do fungo não requerem molhamento foliar como estímulo para germinação e desenvolvimento inicial. Por isso que períodos mais secos, de pouca chuva, favorecem essa doença, pois não ocorre a remoção e lavagem do micélio do fungo, comparado a períodos com chuvas frequentes e pesadas. Além, disso a faixa de temperatura também foi favorável à ocorrência do oídio, ficando em torno de 15 a 22°C.

O manejo do Oídio exige atenção pois se as aplicações não ocorrerem de forma preventiva ou nos sintomas iniciais da doença, o controle pode ser prejudicado. Nesse cenário, produtos comerciais contendo triazóis de amplo espectro (difenoconazol, tebuconazol, metconazol e protioconazol) e morfolinas destacaram-se com bons resultados de controle. Entretanto, em áreas onde a severidade da doença atingiu níveis maiores, houve prejuízo da eficácia dos fungicidas e perda de tecido foliar no baixeiro das plantas.

A partir do mês de setembro as chuvas normalizaram e o desafio passa a ser a manutenção da qualidade dos grãos do trigo até a colheita, visto que nessa fase final da cultura a Giberela doença causada pelo fungo Fusarium graminearum e que ataca as espigas do trigo pode ocorrer. O controle da Giberela passa pelo posicionamento correto dos fungicidas, com a primeira aplicação focada nesse alvo na pré-emissão das espigas seguida de outra aplicação no florescimento pleno da cultura.

Apesar da ocorrência de Oídio e dos riscos de ocorrência de Giberela, a expectativa de produtividade ainda se mantém boa, pois o trigo é uma cultura importante para o sistema produtivo do Estado. Para mais informações, acesse elevagro.com e confira nossos conteúdos e cursos.

Sintomas avançados de Oídio nas folhas do trigo com formação de estruturas de sobrevivência (à esquerda) e com necrose do tecido foliar (à direita).

Giberela (Fusarium graminearum)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.