CI

FETAEP lança 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a iniciativa visa colocar o produtor em contato com o consumidor


Foto: Marcel Oliveira

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores familiares do Estado do Paraná (FETAEP) lança a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná, que reunirá produtores e compradores em um só lugar. O anúncio será feito durante uma mostra da feira, com a participação de mais de 50 expositores na sede da federação, em Curitiba, na próxima terça-feira (18), às 12h. Ao todo serão 180 participantes convidados que poderão conhecer os produtores e o seu trabalho.

O evento trará diversos produtos da agricultura familiar como frutas, legumes, verduras, embutidos, queijos, geleias, compotas, entre outros para degustação do público e utilização em aulas show com quatro chefs de cozinha, que irão demonstrar as possibilidades gastronômicas dos insumos. Outra atração será a “Ilha de Cachaça” onde os presentes poderão experimentar cachaças artesanais aromáticas e saborizadas trazidas pelos produtores.

O evento é uma mostra do que será a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná, que será realizada na primeira quinzena de junho, no Mercado Municipal de Curitiba e será aberta ao público. O evento proposto pela FETAEP conta com parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, do Senar, da Emater e dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) filiados à federação. A expectativa é que pelo menos 200 expositores levem seus produtos e consigam expandir e fortalecer seus negócios.

Marcos Brambilla, presidente da FETAEP, explica que “o objetivo é estimular novos empreendimentos, principalmente para aquele agricultor que está na fase inicial do negócio. Ele terá a oportunidade de se aproximar do público final, conhecer as exigências do consumidor e melhorar ainda mais o seu produto para participar desse mercado de forma competitiva”.

A agricultura familiar é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos no país e reúne 14 milhões de agricultores no Brasil. “No Paraná, mais de 80% das propriedades rurais são de estabelecimentos da agricultura familiar. Realizar uma feira especialmente para esse setor significa colocar no mercado produtos de qualidade produzidos em nosso estado. A feira será uma grande vitrine para nossos agricultores gerando renda e proporcionando mais qualidade de vida”, explica Brambilla.

No dia do lançamento, a FETAEP também recebe a Expedição da Agricultura Familiar, além de palestras e aulas show. Confira a programação completa:

08h – Inscrição e Café Colonial

09h – Expedição da Agricultura Familiar com Giovani Ferreira da Gazeta do Povo

09h30 – Censo Agropecuário: Agricultura familiar do Paraná 2020 com Jorge Mryczka do IBGE

10h – Agricultura Familiar e Mercado com Luiz Damaso Gusi, secretário de Abastecimento da Prefeitura Municipal de Curitiba

10h30 – Empreendedorismo na agricultura familiar com Maria Isabel Rosa Guimarães do SEBRAE

11h – Gestão e inovação na agricultura familiar com Marcos Junior Brambilla, presidente da FETAEP

12h – Lançamento da feira de produtos da agricultura familiar no Paraná

12h30 – Almoço

14h30 – Aulas Show (as três aulas acontecem simultaneamente, em salas diferentes)

Aula Show: Gastronomia funcional biomassa de banana verde com Iracema Bertoco Brianese do Centro Europeu

Aula Show: Mel de Jataí na gastronomia com Gabriela Carvalho do Quintana Gastronomia

Aula Show: Pães especiais e farinhas apropriadas com Rene Seifert da Casa da Videira – Wittmarsum

Aula Show: Critérios para um queijo de qualidade com Flávia Rogoski do Bom Vivant do Mercado Municipal

15h45 – Café da tarde com produtos da agricultura familiar

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.